
Amor é muito mais que um mero significado!
De acordo com o dicionário, amor significa: forte afeição por outra pessoa, nascida de laços de consanguinidade ou de relações sociais; atração baseada no desejo sexual; demonstração de zelo, de dedicação. Porém, nós, adeptos do amor, sabemos que, na prática, é muito mais que um mero significado. Vai além das palavras, do dicionário e deste texto.
Como pode uma palavra tão pequena ter um significado tão grande e abrangente, não é?! Mas não vai pensando que definir o amor é uma tarefa fácil, muito pelo contrário, definir amor é uma tarefa bem difícil, pois representa algo diferente para cada pessoa.
Existem vários tipos de amor: amor materno ou paterno, amor fraterno, amor platônico, amor carnal, amor por viver, amor à fauna, amor à flora, amor humanitário, amor ídolo, amor próprio…
Amor é um sentimento fundamental na vida de qualquer indivíduo, pois ele provoca interesse em fazer bem ao próximo e gera prazer em agradar o bem-amado. Os tipos de amor humano mais conhecidos são chamados de: Ágape, Philos e Eros.
Ágape
É conhecido como amor altruísta, espiritual, incondicional. Amor a ajudar o próximo sem requerer uma retribuição. Adoração ao seu Deus, amor religioso.
Philos
É conhecido como amor entre amigos e irmãos. Sem paixão. Não há presença de amor carnal, porém há muito companheirismo, gentileza e lealdade. Amar o outro exatamente como ele é.
Eros
É conhecido como amor sexual, carnal, com presença de paixão, onde a beleza física e a aparência contam. Mas é preciso tomar cuidado, porque, dos três amores, Eros é o que pode ser mais perigoso. Quando não controlado, pode gerar uma obsessão pela pessoa amada e trazer muito sofrimento, quando não correspondido. É o amor responsável pela procriação e preservação da nossa espécie.
O ideal é ter os três amores em equilíbrio e desfrutar de forma proveitosa a inter-relação deles, sem exageros e cobranças exacerbadas.
Independente do tipo, todos são amor. Merecem atenção e dedicação na mesma proporção.
Em resumo, amor é: respeito, afeto, lealdade, doação, cumplicidade, alegria, companheirismo, reciprocidade. Amor é abrir mão de algumas coisas pelo bem da relação. É a felicidade do outro ser a sua felicidade também. Amor é leveza, é a sua válvula de escape deste mundo muitas vezes injusto. É o frio na barriga que te dá toda vez que você vai encontrar a pessoa amada. É o riso frouxo que você solta sem perceber. Amor é detalhe.
E, melhor do que tentar explicar o amor, é vivê-lo.
0 Comentários
Deixar uma resposta
Você deve estar logada para postar um comentário.