Mente sã, corpo são: Mais saúde todos os dias!

Mente sã, corpo são: Mais saúde todos os dias!
11.04.2018 Ju Ferreira
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Mens sana in corpore sano. Mente sã num corpo são.

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Créditos: Giphy e EyeDesyn.

Essa frase, do poeta romano Juvenal, foi parte da reflexão do autor sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida. Agora, essa expressão resume a melhor ideia de vida saudável: simboliza o bem-estar físico e mental.

Antigamente, considerava-se uma pessoa como saudável quando ela não tinha nenhuma enfermidade, mas hoje em dia sabemos que a ausência de doenças não significa saúde. Dizer que uma pessoa está saudável requer a avaliação de outros elementos, como a qualidade de vida, o bem-estar geral e até mesmo a felicidade.

Tendo em vista esse contexto, a Organização Mundial de Saúde (OMS) aprovou uma definição bem ampla a respeito do que seria estar saudável.  Segundo a OMS, “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. Percebemos então, que não é fácil estar totalmente saudável!

Assim, eu pergunto a você: como anda a sua saúde?

No Brasil, a saúde é um direito fundamental do ser humano, protegido por lei. De acordo com a lei 8.080 de 1990, o Estado deve prover à população as condições indispensáveis ao pleno exercício da sua saúde. Essa lei também trata a saúde de forma bastante completa, abrangendo fatores como a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais. Mas será que nós pensamos em todas essas questões no nosso dia a dia, para buscar ser mais saudáveis?

No dia 07 de abril, é comemorado o Dia Internacional da Saúde. Essa data, que coincide com a data de criação da Organização Mundial da Saúde em 1948, tem como propósito conscientizar as pessoas a respeito da importância de manter hábitos saudáveis e também alertar sobre alguns problemas de saúde que atingem a população mundial, tratando os riscos e ensinando sobre a prevenção.

Cada ano a OMS escolhe um tema para tratar, com palestras e campanhas de manutenção da saúde e prevenção e cura de enfermidades. Em 2018, a OMS está comemorando 70 anos de existência, e por isso o tema adotado foi: “Saúde para todos”.

Para ajudar a OMS a levar a saúde para todos, eu pensei em 3 dicas para cuidar da nossa saúde física e 2 dicas para cuidar da nossa saúde mental. Essas ideias não são as únicas que podem nos ajudar a ter uma vida mais saudável, mas com certeza são um bom ponto de partida! Preparado? Vamos lá!

Para cuidar da saúde física:

  1. Durma bem

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    Créditos: Giphy e Cinderela (desenho animado).

    Pesquisadores comprovaram o que as mães já sabiam há muito tempo… Que uma boa noite de sono é um ótimo remédio!! O sono reparador é como uma faxina no organismo; é lá que eliminamos toxinas e recuperamos os tecidos. O sono de má qualidade é o principal inimigo do nosso corpo. Quem está em guerra com o travesseiro, normalmente tem muita sonolência e cansaço durante o dia, além de irritabilidade e dificuldade de concentração, e até mesmo dor de cabeça e no corpo. Como fazemos para ter uma ótima noite de sono? Anote aí algumas ideias:

    Evite o uso de celular, computador ou televisão perto da hora de dormir.
    Mantenha o quarto com pouca luminosidade.
    Tenha horário para dormir e para acordar.

    No mundo moderno, que estamos o dia inteiro conectados, e temos essa avalanche de informação, notícias e filmes, é muito difícil não estarmos com o celular o tempo todo…. Muita gente também dorme com a TV ligada. Isso prejudica muito o sono!! A ciência mostra que dormir no escurinho é essencial. Outra coisa indispensável é manter a rotina do sono. O que é isso? É ter um horário pra dormir e ter o seu próprio ritual na hora de ir pra cama (que pode ser tomar um chazinho, passar um creme no rosto, fazer uma oração ou agradecer tudo de bom que aconteceu no seu dia). Acordar no mesmo horário todos os dias também é importante para que o corpo tenha um bom hábito de sono. Assim, dormir até o meio-dia no sábado não é muito indicado para o nosso organismo!! É necessário acordar mais ou menos no mesmo horário que acordamos sempre e começar a mexer o corpo!

  2. Coma bem

    A alimentação saudável é crucial para nossa saúde. Por que? Porque é ela que fornecerá ao nosso organismo todos os nutrientes que ele precisa para funcionar bem. O alimento, além de nutrir, é o melhor remédio. Hipócrates, o pai da medicina disse: “Que o teu alimento seja o teu medicamento”. Quando comemos bem, nosso corpo entra em equilíbrio, ganhamos energia para enfrentar os obstáculos do dia a dia, ficamos até mais bonitos! Você já percebeu isso? Já percebeu que, dependendo do que comemos, ficamos estufados e cansados ou então leves e energizados? Alguns alimentos nos dão mais vitalidade, enquanto outros tem digestão mais difícil e “sugam” a nossa energia. Há também a questão das quantidades: comer bem não é comer muito!!! O ideal é comer o suficiente para ficar bem nutrido, e não “descontar” na comida. Vamos ver alguns lembretes importantes, no que diz respeito à alimentação:

    Não coma de forma compulsiva: se alimente com moderação.
    Não coma muitos produtos industrializados: prefira os alimentos naturais.
    Beba água!!

    Comer bem é comer comida de verdade: os alimentos industrializados contêm vários aditivos para evitar a deterioração, para ressaltar o sabor e para alterar a cor, o odor e aparência do produto (é isso que deixa a comida industrializada colorida, cremosa, macia e com cheiro ótimo). Acontece que tanta química faz mal para a nossa saúde: então lembre-se sempre de acrescentar verduras, legumes e frutas à sua dieta. Além de escolher melhor o que colocamos no nosso prato, precisamos também nos hidratar: beber bastante água é fundamental para mantermos a nossa boa saúde e qualidade de vida!

  3. Mexa o corpo

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    Créditos: Giphy e Queime Depois de Ler (filme).

    Pra manter a saúde perfeita, essa é uma dica essencial! Segundo a OMS, é recomendada a prática de, no mínimo, meia hora de atividade física, cinco dias por semana. Você segue essa orientação? Quando realizamos essa quantidade de exercícios, sentimos uma mudança em toda a nossa vida, nossa energia, disposição e vitalidade aumentam consideravelmente!! Dentre os benefícios que a prática de atividade física pode proporcionar, estão a melhora da a função cardíaca e respiratória, a melhora da mobilidade articular e da força muscular, o auxílio da manutenção do peso e dos níveis de gordura corporal, o auxílio na prevenção de doenças e a diminuição do risco de morte prematura. Veja algumas dicas para aproveitar ao máximo a sua atividade física:

    Faça uma avaliação médica e procure orientação de um profissional educador físico ou fisioterapeuta antes de começar a praticar exercício.
    Pratique exercício físico regularmente.
    Escolha uma atividade que dê prazer.

    Para tirar bastante proveito do exercício é necessário, antes de mais nada, falar com seu médico e fazer um check-up, para saber se está tudo bem e quais tipos de atividades são melhores para você. Também vale conversar com um profissional de educação física para que ele possa ajudar você a fazer os movimentos corretos e não se machucar! Agora, a coisa mais importante no que diz respeito à atividade física é escolher um exercício que você goste! Quando malhamos só para perder peso e ficar com o corpo em ordem, sem ter real prazer com aquilo, temos menos motivação para seguir, o que acaba gerando preguiça, faltas e até desistência. Então, escolha um exercício que você adore e comece já!

Agora, vamos ver duas dicas para cuidar da nossa mente e ter uma saúde completa:

  1. Cuide dos seus pensamentos

    Nossos pensamentos têm poder! Qualquer coisa que exista nesse mundo um dia foi pensamento na cabeça de alguém. Então vemos que os pensamentos podem se materializar. Assim, se sabemos que nossos pensamentos podem virar realidade nas nossas vidas, por que pensar coisas negativas?? Precisamos manter nosso corpo e mente alinhados com aquilo que desejamos! Também temos que ficar atentos às nossas emoções. Pesquisas realizadas nos Estados Unidos mostraram que nosso corpo responde diretamente aos impulsos da nossa mente (e de nossas emoções, sentimentos e pensamentos). Ou seja, quando pensamos algo ruim, ou sentimos medo, ansiedade, raiva, tristeza, temos um impacto negativo no nosso corpo, com a diminuição da energia e aparecimento de doenças. Veja algumas ideias para manter a nossa mente sempre saudável:

    Veja o lado bom das coisas e acredite que as coisas podem sempre melhorar.
    Crie afirmações positivas que o ajudem nos momentos difíceis.
    Viva sempre o momento presente.

    Uma coisa importante, quando os desafios da vida aparecem na nossa frente, é acreditar na possibilidade de mudança (pra melhor!) da situação. Quando temos uma atitude fatalista e não confiamos que podemos transformar a nossa vida e vencer os nossos problemas, fica muito difícil tomar as atitudes necessárias para dar essa virada! Que tal então criar afirmações (ou mantras) positivas para apoiar você naqueles dias mais complicados? Podem ser coisas simples, como: “Eu consigo vencer isso”, ou mesmo “Eu sou capaz”. Essas pequenas frases podem fazer uma enorme diferença na sua energia para realizar seus sonhos. Outra ideia essencial é viver o momento presente, sem ficar ansioso e pensando nas coisas que estão por vir, e também sem se deixar levar pelo saudosismo nem pelas frustrações do passado. Aproveite o agora!!

  2. Medite

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    Créditos: Giphy e Mad Men (série de TV).

    Meditar é uma ginástica cerebral. Essa prática amplia algumas estruturas neurais, o que faz com que tenhamos uma maior conversão de memórias de curto prazo em memórias de longo prazo, melhora nossa capacidade de concentração e de tomada de decisão, regula emoções e controla o stress. Parece maravilhoso, não é mesmo? E o melhor é que os cientistas já comprovaram que mesmo 5 minutos por dia já fazem uma enorme diferença. Então, vamos adotar esse hábito? Veja aqui algumas dicas para começar:

    Feche os olhos, sente num local calmo e diminua o ritmo.
    Preste atenção à sua respiração.
    Não se preocupe em não pensar em nada (os pensamentos virão!). A ideia é deixar que os pensamentos passem, como num rio.

    Algumas pessoas acreditam que o objetivo da meditação é não pensar em nada, mas não é isso. A questão é acalmar a mente e estar mais atento e focado. A ideia é sair do piloto automático, e realmente estar presente e prestar atenção ao momento que estamos vivendo. Diminuir o ritmo por alguns minutos, parar, respirar, ver e ouvir o que está ao nosso redor. Os pensamentos continuarão vindo à nossa mente, e a ideia não é parar de pensar, mas sim não se agarrar a nenhum raciocínio específico. Deixe fluir como um rio, sempre voltando a atenção para a sua respiração.

Quando seguimos todas essas dicas e ficamos atentos às coisas realmente importantes (porém extremamente simples) da vida, a nossa saúde fica maravilhosa! Aí sim podemos dizer que estamos vivendo bem e que temos uma “mente sã num corpo são”.

Se você tiver outras dicas ou quiser contar sua história de práticas saudáveis, coloque seu comentário aqui! Será um prazer descobrir como você está no caminho da vida dos seus sonhos!

Ju Ferreira
Especialista em desenvolvimento humano, criadora do programa Alquimia Pessoal. Apaixonada por inspirar e ajudar pessoas a conquistar a vida que sempre sonharam!

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