Como superar uma traição?

Como superar uma traição?
31.07.2017 Mariana Pepe
traição

É possível superar uma traição?

O tema traição ainda é muito delicado quando se trata de relacionamentos afetivos pois, quando amamos alguém e nos sentimos amados, nunca esperamos que a pessoa vá trair nossa confiança. Claro que cada um reage de uma forma e tem seus próprios meios para lidar com esse tipo de situação. Mas, na maioria das vezes, é algo que traz consigo muitos sentimentos ruins como decepção, mágoa, tristeza e raiva.

A traição pode ocorrer de diversas maneiras, por motivos diferenciados e em qualquer tipo de relação: Dentro do núcleo familiar, entre amigos, colegas de trabalho e, principalmente, nos relacionamentos amorosos. Quando digo ‘’principalmente” é porque é muito mais comum ouvirmos falar de casais que passaram ou estão passando por esse problema na relação.

traição

A infidelidade também pode levar ao sentimento de vingança.

Esse sentimento faz com que a pessoa traída sinta vontade de pagar na mesma moeda tudo o que passou com o parceiro, fazendo-o sofrer da mesma forma que ela está sofrendo. Porém, muitos casais continuam juntos após uma traição e a vingança pode piorar ainda mais a situação, já que o ato de se vingar causa angústia, culpa e tristeza nas duas partes envolvidas. Sem contar que a vingança nunca vale a pena e destrói o respeito que ainda existe e as boas lembranças do relacionamento. Lembre-se: Não faça com o outro o que não gostaria que fizessem com você!

Se a sua decisão for perdoar o parceiro e continuar no relacionamento, seja sincero e tenha disposição e paciência para lidar com as dúvidas e as inseguranças. Mas, se achar que não vale mais a pena, não tenha medo de seguir em frente e deixar essa relação para trás.

O que importa é a sua felicidade e o seu bem-estar!

Sei que é muito difícil superar uma traição e conseguir perdoar, mesmo quando decidimos não estar mais com o nosso parceiro. A infidelidade mexe com os nossos sentimentos mais profundos e nos causa muita dor e incompreensão. Muitas vezes, nos culpamos pelas escolhas de nossos companheiros, sendo que, não temos controle sobre as decisões do outro. Caso você esteja passando por essa situação e ainda não conseguiu superá-la, darei algumas dicas que possam ajudar nesse processo:

  1. Pense bem antes de tomar uma decisão

Analise bem toda a situação e as atitudes de seu parceiro. Pense muito em tudo o que está ocorrendo e no que você está sentindo. Pergunte-se sobre sua autoestima e se ela está abalada, pense se tem medo de ficar só ou se deseja libertar-se dessa relação, não tenha vergonha de chorar e desabafar porque é saudável colocar para fora sentimentos ruins. Quando você conseguir se acalmar e entender tudo o que está se passando em seu coração, saberá exatamente como agir e as decisões corretas a tomar. O autoconhecimento é essencial para lidar com as dificuldades da vida.

  1. Amigo é luz na escuridão

A amizade verdadeira é muito especial e estará sempre presente em nossas vidas, incluindo nos momentos difíceis e de tristeza. Não se isole! Seus amigos estarão sempre dispostos a te ajudar e não pouparão esforços para te ver alegre novamente. Não tenha vergonha de dividir com aqueles amigos mais próximos o que você está passando e dê abertura para ouvir conselhos. Claro que não somos obrigados a seguir todos os conselhos que nos dão. Mas é sempre bom ouvir opiniões diferentes para termos um caminho e tomarmos nossa própria decisão. Sem contar que amigos são sempre luz, alegria e sorrisos em nossas vidas. Aproveite ao máximo todo o apoio e carinho que eles dedicarão a você!

  1. Invista em você e na sua autoestima

É muito comum ficarmos com a autoestima abalada quando passamos por casos de traição em nosso relacionamento. Nos perguntamos se não somos bons o suficiente e se fizemos algo de errado para que nosso companheiro tenha decidido se envolver com outra pessoa. Sim, você é bom o suficiente e até melhor! E, mais uma vez eu digo, não temos culpa sobre as ações dos outros. Não se culpe! Corra atrás do seu bem-estar e faça coisas que te deixam feliz e realizado. Invista seu tempo cuidando de você mesmo e distraia a sua mente. Essa é a hora para fazer aquele curso que você tanto queria, começar a praticar exercícios físicos, se dedicar a um hobby ou começar um projeto novo pessoal ou profissional. Vamos lá, dedique-se à você!

  1. O tempo é sábio

Sei que parece clichê, mas o tempo é o melhor remédio para superar uma decepção, principalmente quando se trata de traição. E aí se encaixa aquela velha frase: Dê tempo ao tempo! Seja paciente, exercite a calma, mentalize coisas positivas e tome decisões de cabeça fria. Conforme o tempo for passando, você perceberá que estará mais forte e apto a decidir o que deve ser feito. Caso decida continuar o seu relacionamento, seja firme e não tenha medo do que os outros irão pensar. Tenha paciência porque, no começo, você ainda poderá se sentir inseguro mas, com a ajuda do seu companheiro, isso irá melhorar. Porém, se optar pelo término, vá com tudo e não tenha medo de se arrepender. Siga de cabeça erguida e vá ser feliz.

  1. Não tenha vergonha de pedir ajuda

Se perceber que anda muito irritado, com a autoestima abalada, triste o tempo todo, sem vontade de sair de casa e se divertir, essa é a hora de reconhecer que você precisa de ajuda profissional. Casos de traição e decepções amorosas podem levar à depressão e ansiedade, principalmente se a pessoa já tiver uma pré-disposição a isto. Não tenha vergonha nem medo de procurar ajuda! Você não é o único que está passando por esses problemas e é completamente normal buscar uma terapia para ajudá-lo a enfrentar tudo isso. Pense sempre que o mais importante é a sua melhora física e psicológica e que você merece estar bem!

traição 2

Não permita que uma traição em seu relacionamento se torne o centro de sua vida. Infelizmente, essas coisas acontecem e saber lidar com dificuldades e momentos de tristeza faz parte da nossa existência. Além disso, tudo o que passamos acaba nos tornando pessoas mais fortes, sábias e prontas para lidar com os desafios que a vida coloca em nosso caminho. Não se preocupe, você vai superar!

*Os GIFs usados nesse artigo foram tirados do site Giphy.

Mariana Pepe
Jornalista em formação e estagiária na Record TV Rio. Apaixonada por Harry Potter, livros de fantasia, História e viagens.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*