Como sair de um relacionamento abusivo?

Como sair de um relacionamento abusivo?
18.10.2017 Mariana Pepe
relacionamento abusivo

Terminar um relacionamento nunca é uma tarefa fácil, já que envolve muitas decisões complicadas, além dos sentimentos um do outro, dos momentos vividos a dois, dos sonhos compartilhados e de tudo o que se construiu em conjunto.

Mas já imaginou como é terminar um relacionamento abusivo?

Se você nunca passou por essa situação, garanto que é uma das coisas mais difíceis pela qual alguém pode passar na vida, além do próprio relacionamento problemático em si. E se você está enfrentando essa questão ou já passou por isso alguma vez, não se preocupe, você não está só. Muitas outras pessoas enfrentaram um relacionamento abusivo e conseguiram se reerguer e continuar lutando pela felicidade.

Um relacionamento abusivo vai muito além de agressões físicas e verbais.

relacionamento abusivo

Créditos: Giphy e Cisne Negro (filme).

Quando falamos em relacionamentos abusivos não estamos tratando só daqueles em que ocorrem agressões físicas e verbais. Vai muito além disso! Se tratam de relações em que uma das pessoas é privada pela outra de ter liberdade; é proibida de ver e falar com os próprios amigos; não pode usar as roupas que gosta; sofre terrorismo psicológico; é levada a acreditar que ninguém mais vai amá-la, somente o abusador; é instigada a aceitar que está sempre errada, mesmo quando (e na maioria das vezes) não fez nada; é afastada da família e acaba criando uma dependência emocional e, muitas vezes, financeira do abusador; entre tantos outros pontos que fazem um relacionamento ser abusivo.

Uma relação assim suga todas as energias e faz com que a pessoa fique com a autoestima abalada, levando à depressão. Sem falar que, muitas vezes, ela está tão mal que não consegue enxergar tudo de errado que está ocorrendo. Por isso, se torna muito complicado acontecer um término nesses casos.

Quem está de fora costuma não entender o que se passa nesse tipo de relacionamento e acaba julgando a vítima da situação como uma pessoa louca, fraca, que não tem opinião própria, que gosta de sofrer. Pare de pensar e agir dessa forma! Isso não ajuda ninguém e pode piorar ainda mais a situação, já que a pessoa que está na relação abusiva fica cada vez mais isolada e solitária. Tenha empatia e se coloque no lugar do outro!

Se você está nessa situação e conseguiu entender o que está acontecendo mas, ainda assim, não consegue se libertar, fique calmo.

relacionamento abusivo

Legenda: Respire! / Créditos: Giphy.

Respire fundo e pense em quem você sempre foi antes de estar com essa pessoa que te faz tão mal. Todos os seres humanos merecem a felicidade e com você não pode ser diferente! Tenha coragem e força, mesmo que isso possa doer muito. E sim, vai doer! Mas eu garanto que quando tudo passar, você vai conseguir respirar tranquilo novamente e vai ser feliz como nunca antes foi. Peça ajuda aos seus familiares e amigos, ninguém melhor do que eles para te apoiar nesse momento difícil. E lembre-se: Não tenha vergonha de nada! Como eu disse antes, infelizmente, você não é a primeira nem a última pessoa a passar por algo assim. Além disso, tenha sempre em mente que ninguém tem o direito de te privar da sua liberdade nem de acabar com a sua alegria de viver!

Porém, se você realmente perceber que não conseguirá seguir em frente nem com a ajuda daqueles que te amam, é sinal de que chegou a hora de procurar ajuda profissional.

Já falei isso em alguns outros artigos, mas vou repetir porque acho essencial a ajuda psicológica em casos de necessidade. Também não há vergonha alguma em procurar esse apoio! Vá em frente, busque um psicólogo de confiança que vá ser seu guia nesse caminho da cura. Não deixe que a depressão e a autoestima baixa te consumam a ponto de você não conseguir mais levantar da cama. Corra atrás do seu bem estar!

relacionamento abusivo, corra atrás da sua felicidade

Créditos: Giphy e Jane the virgin (série de TV).

Sei que pode parecer fácil falar, mas eu também já passei por isso e te dou certeza de que tudo melhora quando conseguimos enxergar a realidade e buscar ajuda! Por favor, não permita mais que alguém destrua tudo aquilo que você construiu até hoje. Ninguém tem esse direito!

Você precisa se libertar e sentir novamente como é ser feliz de verdade! E eu garanto que existe um mar de pessoas maravilhosas por aí só esperando a oportunidade para conhecer alguém tão lindo quanto você, uma pessoa que realmente mereça o seu amor e que te amará de forma verdadeira.

O amor é um sentimento que liberta e deixa voar. Amar não é uma prisão! Se permita ser livre e amado!

Mariana Pepe
Jornalista em formação e estagiária na Record TV Rio. Apaixonada por Harry Potter, livros de fantasia, História e viagens.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*