Carreira x Relacionamento: como conciliar?

Carreira x Relacionamento: como conciliar?
08.06.2018 Clarissa Assumpção
carreira

Como conciliar seu relacionamento e sua carreira?

Em filmes, novelas e séries, uma trama clássica é a mulher que tem que se decidir entre o grande amor e o emprego dos sonhos. Quem não lembra de quando Rachel Green, do clássico seriado Friends, deixou uma ótima oportunidade de emprego em Paris para ficar ao lado do seu amado Ross?! Até hoje muitas mulheres criticam a atitude da personagem. E questionam: será que ele teria feito a mesma coisa por ela?

É claro que nada em excesso faz bem. Ser bem-sucedida (o) no trabalho e não ter ninguém para compartilhar o sucesso também pode criar sentimentos negativos. Mas, então, como é possível ser feliz no relacionamento e ter sucesso na carreira ao mesmo tempo?!

carreira

Legenda: Eu só estou fazendo meu trabalho. / Créditos: Giphy e Gotham (série de TV).

Ter sucesso na carreira e conseguir ter uma vida amorosa saudável – ao mesmo tempo – pode ser um desafio, mas não é impossível. Por isso, separei 7 dicas de como balancear o trabalho e o amor:

  1. Estabeleça limites

É necessário estabelecer limites em todas as áreas de sua vida. Assim como não é de bom tom chegar ao trabalho chorando ou reclamando de problemas pessoais, descontar o stress do trabalho no (a) parceiro (a) é extremamente prejudicial para a relação.

  1. Agende um dia fixo para encontros

Em todo relacionamento é essencial passar algum tempo juntos para construir e manter uma intimidade. Por isso, é interessante reservar um dia fixo na semana ou em um período de horas por semana para que o casal esteja a sós e aproveite esse tempo sozinhos.

  1. Atenção aos sacrifícios

Algumas vezes, para alcançar um objetivo profissional ou amoroso é necessário algum tipo de sacrifício. Por exemplo, quando há uma chance de evoluir na carreira, mas uma mudança de cidade ou estado é necessária, não é obrigatório terminar a relação. Relacionamentos a distância podem sim dar certo. Mas esse esforço não deve ser apenas seu, o (a) parceiro (a) é igualmente responsável pelo esforço para fazer o relacionamento dar certo. Exija do (a) parceiro (a) apenas o que também está disposta (o) a sacrificar por ele (a) também.

  1. Tome decisões em conjunto

A relação entre duas pessoas está sempre se transformando e as decisões sobre o futuro devem ser realizadas sempre em conjunto, até porque os dois serão afetados pelas escolhas que cada um fizer. O companheirismo e uma boa conversa são essenciais nessas horas.

  1. Saiba perdoar e pedir perdão

Nenhum ser humano é perfeito e assim como você cometerá erros, o (a) parceiro (a) também. A amargura e o ressentimento são sentimentos prejudiciais para o relacionamento e apenas pioram o problema. É necessário aprender a pedir desculpas e a perdoar de verdade o outro.

  1. Divida as tarefas domésticas

Foi-se o tempo em que os afazeres de casa eram uma tarefa exclusivamente das mulheres. Hoje em dia, independentemente do seu gênero, ninguém quer chegar em casa do trabalho e cuidar sozinha (o) da limpeza. Assim, essas tarefas devem ser igualmente divididas entre as pessoas que convivem na mesma casa.

  1. Não vá dormir com raiva

Seja na vida amorosa ou na carreira, tente viver a partir desse princípio. Muitas vezes a raiva continua no dia seguinte, o que mina sua energia e bem-estar. Resolva os problemas antes do fim do dia e não deixe para amanhã o que poderia ser feito hoje.

carreira, amor

Créditos: Giphy.

Clarissa Assumpção
Diretora de marketing do Match Group LatAm, empresa detentora do ParPerfeito.

0 Comentários

Deixar uma resposta