Os 4 pilares para recuperar a confiança!

Os 4 pilares para recuperar a confiança!
07.11.2017 Márcio Câmara
recuperar a confiança

Como recuperar a confiança?

Voltar a confiar em alguém, ainda mais se essa pessoa for seu namorado ou marido, é uma tarefa desafiadora. Se você está disposta a superar mais esse desafio, bora lá. Quer ele tenha falhado e traído sua confiança ao ficar com outra mulher ou qualquer outra coisa que ele tenha feito, é preciso entender que para recuperar a confiança existem alguns passos e conceitos que, ao entende-los, tudo ficará mais fácil.

recuperar a confiança

Legenda: A coisa mais difícil no mundo é confiar em outras pessoas. / Créditos: Giphy e Lethal Weapon (série de TV).

Perdão

A primeira coisa a ser feita é perdoar. Muitas pessoas dizem que perdoam o outro e ficam remoendo a situação, “jogam” na cara quando acontece uma discussão ou fazem qualquer tipo de ameaças devido a um passado triste. Isso não é perdão. Perdoar é saber que o erro foi cometido, e voltar a confiar na pessoa que errou sem ficar desconfiando, fazendo perguntas duvidosas ou trazendo o assunto à tona.

“Márcio, então, como posso perdoar verdadeiramente, se não confio nele?”

Como você sabe, confiança é um sentimento. Nesse caso, iremos tratar a confiança como uma escolha, uma decisão. Você vai escolher, vai se decidir e vai se comprometer em confiar novamente na pessoa.

Para que você possa perdoar verdadeiramente e voltar a confiar nele, bora entender os 4 pilares da confiança.

Os 4 pilares da confiança

Agora que já estamos falando da confiança como uma decisão, é interessante ter em mente como ela funciona. Imagine que a confiança é como uma mesa de 3 pés e o suporte, o envolvimento.

  1. Confiabilidade (passado):

    O primeiro passo é o passado, sua capacidade de cumprir promessas. Você pode voltar a confiar em alguém que falhou com você? Está disposta a isso? Generalizar e dizer que seu namorado não é confiável somente porque falhou uma vez não é a saída. Todos nós já escorregamos alguma vez.

  2. Sinceridade (presente):

    O segundo passo é ser sincera. E ser sincera é atuar com congruência, coerência entre aquilo que você pensa, diz e faz. Se você está fazendo coisas para que ele, ou outras pessoas, pensem uma coisa de você, não está sendo sincera, sobretudo, com você.  Pergunte-se:

    – Você pode ser sincera com quem você não confia?
    – O que não é sincero nele?
    – Para que vai confiar em alguém que você não considera sincero?

    Responda com sinceridade, hein? ????

  3. Competência (futuro):

    Agora que você já analisou seu passado (confiabilidade), seu presente (sinceridade), bora falar do futuro, da competência, o terceiro pilar da confiança. Se você vai voltar a confiar nele já desconfiando, então, não está confiando, não está fazendo justamente aquilo que se propôs. Seus pensamentos controlam sua vida. Se pensa que ele não é de confiança, vai encontrar justificativas para que ele não seja confiante. Se começar a pensar que é possível confiar nele novamente, irá ver que ele mudou (ou não!) e fazer funcionar o relacionamento de vocês.

  4. Envolvimento:

    Já temos os 3 pés da mesa, vamos ao suporte. O envolvimento é o que conecta passado, presente e futuro, ou confiabilidade, sinceridade e competência. Aqui, é onde você mostra também seu protagonismo em voltar a confiar nele. Embora ele tenha falhado e feito você perder a confiança nele, você também pode protagonizar esse momento, justamente estando envolvida. Como? Se comprometendo com os passos anteriores. De nada adianta voltar a confiar nele, se você não quer confiar nele novamente.

Como tudo na vida, é uma escolha sua. Escolheu confiar nele novamente? Comprometa-se. Sem confiança, os relacionamentos não existem. Não os verdadeiros.

recuperar a confiança

Legenda: Você confia em mim? / Créditos: Giphy e Aladdin (filme).

Então, está disposta a voltar a confiar nele e fazer o seu relacionamento funcionar para viver feliz de verdade no amor?

Bora Ser Feliz!

Márcio Câmara
Ajudo você, mulher, a ser segura e a tomar decisões acertadas para viver feliz no amor, no relacionamento, sem medo de ficar sozinha! Bora Ser Feliz!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*