Outubro Rosa: a importância da conscientização

Outubro Rosa: a importância da conscientização
05.10.2017 Mariana Marques
outubro rosa

Você deve estar vendo várias notícias e várias pessoas nas suas redes sociais falando sobre o assunto do mês, o Outubro Rosa. E, pode estar se perguntando o que significa isso.

Afinal, o que é o Outubro Rosa?

O Outubro Rosa é um movimento popular comemorado no mundo todo com o objetivo de estimular e deixar em foco a luta contra o câncer de mama. A história desse movimento vem lá da última década do século 20, quando o símbolo do Outubro Rosa, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, em Nova York. Desde então, diversas entidades de diferentes países começaram a mostrar seu apoio. A primeira iniciativa no Brasil foi no dia 2 de Outubro de 2002 com a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, ou como é mais conhecido o Obelisco do Ibirapuera. Você pode ler um pouco mais sobre a história desse movimento incrível no Brasil e no mundo, no site do Outubro Rosa, clicando aqui.

Agora que você entendeu um pouco sobre o que é isso que todo mundo tá falando e da sua história. É hora de entender a sua importância e o porquê você deve participar também.

A importância do movimento

O objetivo do Outubro Rosa é conscientizar as pessoas da importância da prevenção ao câncer de mama e do diagnóstico precoce. Mas antes de entendermos a sua importância, precisamos entender o que é o câncer de mama.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. É o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil e responde por cerca de 28,1% dos novos casos de câncer no Brasil. (Informação tirada do site do INCA: http://www.inca.gov.br/outubro-rosa/cancer-mama.asp)

Por isso, é importante participarmos desse movimento, que tem como foco mostrar e evidenciar que o câncer de mama existe, é um dos mais comuns, deve ser diagnosticado cedo e tem cura. O Outubro Rosa é um movimento popular e as portas estão abertas para todos que desejam participar.

Comece por você!

O diagnóstico precoce do câncer de mama aumenta as chances de tratamento e cura, por isso é essencial que todas as mulheres conheçam seu corpo e estejam atentas a mudanças no mesmo. O autoexame de mama deve ser uma rotina na vida de todas as mulheres e para as mulheres com mais de 50 anos é essencial que seja feita uma mamografia de rastreamento a cada dois anos.

Se unir ao Outubro Rosa é mostrar que você apoia a luta pela sobrevivência e pela saúde, não só sua, mas de todas as pessoas do mundo. Se você é mulher, lembre-se de começar por você e conhecer seu corpo sempre, você deve ser a primeira a perceber o indício de câncer de mama. Não esqueça de incentivar todas a sua volta a fazer o mesmo. Se você é homem, fique atento e incentive todas ao seu redor também.

outubro rosa

Créditos: Giphy.

Em Outubro, vista o laço cor-de-rosa e junte-se a luta contra o câncer de mama!

Mariana Marques
Publicitária e analista de marketing do Match Group LatAm. Apaixonada por livros, música e pelo seu trabalho!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*