Inclusão, a palavra do momento!

Inclusão, a palavra do momento!
08.11.2017 Marcelo Paura
inclusão

A prova do Enem que foi realizada neste domingo surpreendeu a todos devido ao tão aguardado tema da redação. O assunto abordado esse ano foi “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”, onde os estudantes tinham que dissertar sobre as dificuldades e os avanços para tornar a educação acessível a todos. É importante que esse tema seja discutido, principalmente em uma prova de âmbito nacional.

Toda a discussão em torno do tema, leva os olhares das pessoas a um assunto de grande importância: a inclusão.

inclusão

Créditos: Giphy.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 9,8 milhões de pessoas (cerca de 5% da população Brasileira) possuem deficiência auditiva. É necessário que haja um planejamento não só na educação, mas em diversos setores, para que as pessoas que possuem esse e outros tipos de deficiências tenham acessos às diversas atividades propostas, é importante que haja uma adaptação às necessidades de cada um.

Lembrando que não só a deficiência auditiva, mas muitas outras deficiências precisam ser levadas em consideração na hora de pensar em acessibilidade e inclusão. Diversas empresas já adaptam seus produtos e serviços para torna-los acessíveis. Separamos alguns exemplos:

  1. Apple

A Apple é um grande exemplo de tecnologia acessível. A Empresa possui funcionalidades que facilitam que pessoas com algum tipo de deficiência utilizem seus produtos. Como por exemplo, o Voice Over: um leitor de tela que permite que o usuário saiba tudo o que está acontecendo mesmo que não consiga visualizar a tela, basta tocar a tela e ouvir tudo o que está sob o seu dedo. Além disso, a empresa possui parceria com grandes fabricantes de aparelhos auditivos que são criados especialmente para integração com iPhone e iPad, facilitando a utilização.

  1. Android

Assim como a Apple, o Android também investe na acessibilidade dos seus aparelhos, investindo em feedbacks falados, comandos de voz e até mesmo conectando uma tela em braile.

  1. Be my Eyes

Esse aplicativo permite que qualquer pessoa “empreste” a sua visão por alguns segundos. Através da câmera do celular, o aplicativo conecta deficiente visuais com diversos voluntários e por meio de vídeos e fotos, os voluntários podem auxiliar as pessoas que tem baixa visão ou cegueira completa a resolver problemas como: leitura de data de validade e informações de produtos, entre outros.

  1. Guia de rodas

É um aplicativo que conta com a ajuda dos próprios usuários para identificar se um local está preparado ou não para receber um cadeirante. Detalhes como largura da porta, existência de rampas ou elevadores são levados em consideração na hora de descrever o estabelecimento.

  1. Leitor de dinheiro – NantMobile

Esse aplicativo reconhece cédulas e fala em voz alta seus valores. Ideal para que pessoas com deficiência visual consigam identificar os valores e contar as notas de dinheiro que possui. O aplicativo reconhece moedas de 20 países. Entre elas: Real Brasileiro e Dólar americano.

Bônus: ParPerfeito

O ParPerfeito em 2016 lançou uma atualização em seu aplicativo iOS, em parceria com o Instituto Benjamin Constant, tornando-o acessível para pessoas com baixa visão e cegueira. O aplicativo foi preparado e desenvolvido para que o iPhone conseguisse ler todas as funcionalidades e campos corretamente através do recurso Voice Over. Além disso, para pessoas com baixa visão, a empresa preparou o aplicativo para que funcionasse corretamente no modo alto contraste.

Inclusão é essencial!

inclusão

Crédito: Giphy.

É primordial que as empresas fiquem atentas a tornar seus produtos e serviços acessíveis a todos. São pequenos ajustes que podem fazer toda a diferença para milhares de pessoas.

Marcelo Paura
Jornalista e Gerente de Produtos do Match Group Latam. Apaixonado por carnaval, séries, música e viagens.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*