Festas Juninas ao redor do Brasil

Festas Juninas ao redor do Brasil
24.06.2019 Márcio Pereira

E chegou a época das Festas Juninas..!

De tão brasileira, é difícil acreditar que a nossa festa junina na verdade surgiu com os povos egípcios e celtas. Séculos mais tarde, ao ser incorporada pelo catolicismo, a festividade deixou de ser um culto à fertilidade na colheita e passou a ser uma homenagem a Santo Antônio, São João e São Pedro.

Com a chegada dos jesuítas ao Brasil, a tradição junina assimilou elementos da cultura indígena, africana e caipira local e hoje é uma das maiores festividades do nosso folclore.

Créditos: GIPHY

Por isso, fizemos uma lista com as festas juninas ao redor do Brasil:

São João de Caruaru – Pernambuco

É claro que a festa junina de Caruaru está no topo da lista. Considerado por muitos como a maior do mundo, o São João de Caruaru conta com quadrilhas com até 4 mil pessoas e acontece durante todo o mês de junho. Todos os anos cerca de meio milhão de visitantes são atraídos pela grandiosidade e animação do festejo que lota o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga: um complexo com mais de 41.000 m². Nomes renomados da música brasileira já marcaram presença na festa, como Elba Ramalho e Gilberto Gil.

5 festas juninas mais famosas do Brasil 2

Créditos: Viagem e Turismo – Abril.com

Arraial Macuxi – Roraima

A capital Boa Vista tem sido o palco do tradicional Arraial Macuxi há mais de duas décadas. As dezenas de grupos culturais que participam do festival atraem mais de 100 mil pessoas a cada edição. Não à toa o Macuxi é considerado o maior evento junino da região Norte. As celebrações se estendem até o mês de agosto e oferecem atrações como o tradicional concurso de quadrilha, apresentações folclóricas e, com certeza, muita comida boa.

Quadrilha Eita Junino foi a vencedora do Arraial Macuxi 2015 (Foto: Divulgação/Secom)

Créditos: Secom

Arraial Nos Trilhos – São Paulo

Essa é uma festa diferentona. O Arraial Nos Trilhos acontece numa estação de trem desativada, no bairro da Mooca. Além das várias barracas de brincadeiras, comidas e bebidas típicas da época, você ainda pode fazer uma viagem regada a quentão e vinho quente a bordo de uma Maria Fumaça centenária.

Arraial Nos Trilhos 2019 traz o que há de melhor das festas de São João Eventos BaresSP 570x300 imagem

Créditos: Bares SP

Arraiá de Itumbiara – Goiás

A cerca de 400km de Brasília, personalidades da música sertaneja animam o Arraiá de Itumbiara, em Goiás. Além do famoso pequi, os visitantes são servidos com pratos típicos desta região, como a Chica Doida, que é uma massa a base de milho com linguiça, queijo e outras iguarias. Se o frio apertar, basta aproveitar a noite próximo às fogueiras que aquecem a festa.

Arraiá contou com apoio da STEMAC

Créditos: STEMAC

Circuito de festas juninas – Florianópolis

Temos festa junina no Sul? Temos sim, e muita! Em Florianópolis, a Ilha da Magia, você encontra diversos eventos durante todo o mês de junho. Alguns exemplos são a Tum Happy Sunset Arraiá, a Festa Junina do Sesc e o Arraiá do Lira que acontecem no centro de Florianópolis. O melhor de tudo: são todas gratuitas!

De norte a sul do Brasil você encontra um arraiá para saborear os quitutes, danças e brincadeiras tradicionais caipiras.

 

Márcio Pereira
Estudante de Relações Públicas e estagiário bilíngue do SAC. Fã de viagens e da boa gastronomia.

0 Comentários

Deixar uma resposta