Dia Internacional da Felicidade: Para ser feliz hoje e sempre!

Dia Internacional da Felicidade: Para ser feliz hoje e sempre!
20.03.2018 Ju Ferreira
dia internacional da felicidade

Ideias para aproveitar o Dia Internacional da Felicidade!

Você sabia que existe um dia do ano para comemorar a felicidade? Sim, o Dia Internacional da Felicidade, comemorado em 20 de março, está aí para nos lembrar da importância desse sentimento em nossas vidas!

Em 2012, a ONU (Organização das Nações Unidas) criou a data comemorativa, por reconhecer o valor que a felicidade e o bem-estar têm para as pessoas em todo o mundo. Em uma reunião ocorrida em Abril, com o tema: “Felicidade e Bem-Estar: Definindo um Novo Paradigma Econômico”, foi discutido o caso do Butão, pequeno país asiático que se orgulha de possuir um dos povos mais felizes do mundo. No início da década de 1970, o então rei do Butão considerou que era impossível medir o desenvolvimento socioeconômico de seu país apenas pelas estatísticas oficiais existentes, e assim criou um novo índice, a Felicidade Interna Bruta (FIB). Sua premissa era a de que a busca da felicidade é um dos objetivos fundamentais do ser humano, e que o desenvolvimento sustentável e a promoção do bem-estar da população são metas mais relevantes do que simplesmente o crescimento econômico de um país. Inspirada por essa história, a ONU instituiu o Dia Internacional da Felicidade, uma data para promovermos ações de suporte à felicidade, à paz, ao amor e ao fortalecimento das comunidades.

O tema da comemoração em 2018 é “Compartilhando a Felicidade”, focando na importância dos relacionamentos, da bondade e de ajudar os outros. Pessoas do mundo todo estão engajadas nessa comemoração. Você pode participar também, vivendo esse sentimento intensamente e espalhando a felicidade por aí.

dia internacional da felicidade

Créditos: Giphy e Parks and Recreation (série de TV).

Veja aqui algumas ideias para entrar nessa onda e curtir o dia da felicidade:

Distribua sorrisos

Às vezes, um simples sorriso pode mudar o dia de alguém!  Além do mais, sorrir é bom para a sua saúde e bem-estar: diminui o stress, a pressão arterial e a dor, aumenta a confiança, a concentração, a produtividade, o bom humor. Então eu proponho que você saia de casa com o seu carregamento de sorrisos lotado e dê um (ou vários) deles a cada pessoa que você encontrar. Não economize! Sorria mesmo para aquele seu vizinho carrancudo ou para aquela colega de escritório que você encontra todos os dias e nunca cumprimenta.

Abrace muito

Pesquisadores sugerem que precisamos de pelo menos 8 abraços por dia para nos mantermos saudáveis e felizes, mas que tal fazer um esforço adicional e dobrar esse número? O abraço acalma, dá a sensação de segurança, relaxa os músculos, libera neurotransmissores que geram bem-estar, melhora o humor e o sistema imunológico. Tudo isso pra você e pra a outra pessoa!

Ouça atentamente

Uma dica que sempre dou para melhorar o relacionamento com alguém é prestar atenção ao que a pessoa diz. Isso porque quando nos sentimos ouvidos ficamos bem, relaxamos, saímos da defensiva…. Assim, se queremos promover a felicidade (dos demais e a nossa própria!), eu sugiro praticar a escuta ativa. Saber escutar alguém tem a ver com a empatia, com ser flexível e deixar de lado os julgamentos.

Elogie com sinceridade

Quem não gosta de receber um aplauso? Seja uma avaliação excelente com relação ao relatório ao qual dedicamos muitas horas no final de semana, ou um simples comentário positivo sobre o nosso corte de cabelo, todos adoramos ser notados. O elogio expressa consideração, interesse, respeito, valorização, admiração, carinho…. Vale lembrar que para o comentário trazer todo esse benefício para a outra pessoa ele deve ser sincero, espontâneo e específico, ok?!

Ajude alguém a ser mais feliz

dia internacional da felicidade

Créditos: Giphy e Bob Esponja (desenho animado).

Escolha uma pessoa importante na sua vida e adote a missão de fazer essa pessoa mais feliz. Aproveite para entender o que é importante para ela, quais são os sonhos e os desafios. Você pode se maravilhar com como as coisas que são essenciais para alguém muitas vezes estão ao nosso alcance. Outra surpresa é a felicidade que você pode sentir ao oferecer essa ajuda. A ciência comprova que quando promovemos o bem-estar de alguém nos sentimos poderosos, generosos e felizes!!

Aproveite para usar essas sugestões no Dia Internacional da Felicidade, mas não se limite somente a essa data. Ser feliz e fazer alguém feliz nunca é demais. Então use essas dicas sem moderação!

Se você tiver outras ideias, ou alguma história para contar, aproveite o campo de comentários abaixo para escrever e promover a felicidade de muitos outros leitores do blog.

“A felicidade é contagiosa. Vamos iniciar uma epidemia de bem-estar!”

Ju Ferreira
Especialista em desenvolvimento humano, criadora do programa Alquimia Pessoal. Apaixonada por inspirar e ajudar pessoas a conquistar a vida que sempre sonharam!

0 Comentários

Deixar uma resposta