Dia Internacional da Felicidade! :)

Dia Internacional da Felicidade! :)
19.03.2020 Thiago Dutra

Dia Internacional da Felicidade! 🙂 Vamos falar mais dessa tal felicidade que todos nós procuramos?

A busca pela felicidade vai muito além de um momento, trata-se do dia a dia e de como lidamos com a vida!

O Dia Internacional da Felicidade, data especial criada há pouco tempo, é a proposta de um momento no ano para repensar nas pequenas coisas que a vida nos apresenta e dos bons momentos que vivemos. Parece propaganda enganosa, no entanto, a felicidade é sim algo possível e todos devemos busca-la.

Happy So Excited GIF

Créditos: GIPHY

A princípio, este dia, proposto pela ONU, teve o objetivo de lembrar a todos os povos que deve-se zelar pela paz e pela alegria sempre, para não mais existirem guerras e conflitos. O tom subjetivo que esse tema pode trazer é inegável, afinal, o próprio termo felicidade possui diversas definições.

Sigmund Freud, pai da psicanálise, dizia, por exemplo, que todas as pessoas são movidas pela busca incessante pela felicidade. Outros pensadores como Aristóteles, Epicuro, Lao Tse e Confúcio são figuras icónicas que fazem reflexões importantes para este conceito e, mesmo possuindo abordagens distintas, possuem algo em comum: compreendem a felicidade como um estado, geralmente passageiro, que se torna o objetivo de maior parte das pessoas e precisa de alguns fatores, internos e externos, para que seja alcançada.

Desta forma, a eterna procura por satisfação dos desejos, sejam eles profissionais, culturais, pessoais ou amorosos são como trechos que compõem uma ponte entre as pessoas e a sonhada felicidade.

Uma vez que este assunto não é novo, apesar de não ser tão comentado no dia a dia, muitas vezes, é necessário pausar as atividades e rever as ações feitas e se questionar:

  • A pessoa com quem me relaciono me faz feliz? E eu, a faço feliz?
  • A maneira com que eu vivo me traz felicidade? Ou somente estou no piloto automático?
  • O que eu faço me traz felicidade ou é um meio para alcançar outra coisa que vai me trazer felicidade?
yeah right judging you GIF

Créditos: GIPHY

Meu objetivo não é medir a felicidade alheia, muito pelo contrário. Se a resposta de alguma dessas questões for um não sei, ou mesmo um não, sugiro, sinceramente, que pense possibilidades para lidar com essas dúvidas, porque é neste momento que percebemos que algo não vai tão bem quanto parecia.

Particularmente, durante muitos anos, pareceu-me um conceito utópico, isto é, jamais será alcançado, assemelha-se a um sonho inatingível. Hoje, algum tempo depois, este assunto me parece que é sustentado por um tripé de outros três valores, assim, penso que respeito, amor e harmonia são essenciais para a nossa aproximação deste estado que parece que só existe nas novelas e nas séries de televisão.

Primeiro, o respeito a si mesmo e aos outros é o básico para aceitar-se enquanto pessoa e viver bem em meio a sociedade.

O amor, tão explorado e romantizado nas telinhas, é um sentimento que deve partir de dentro de nós e transbordar nos ambientes e nas pessoas que estão a nossa volta.

Finalmente, a harmonia como ponto de equilíbrio de todas as emoções e acontecimentos que nos rodeiam, e, em grande medida, nossa referência de tranquilidade para conseguir levar a vida.

Neste dia, o importante é ter em mente que a felicidade é algo possível e está presente em nosso cotidiano, pois ela parte de nós. Aproveite este dia para repensar, agradecer e curtir o momento com alguém especial, seja com um membro da família, um amigo ou com um grande amor, portanto, apenas sinta e seja, sem mais pretensões.

Parafraseando uma canção da banda Melim: Tenha dentro do seu coração pureza e verdade… O que você transmitir volta com intensidade. Na dúvida, peça felicidade!

happy rabbit GIF

Créditos: GIPHY

Thiago Dutra
Estudante de Letras Espanhol, atendente de Espanhol do Match Latam e professor de Redação nas horas vagas. Taurino comunicativo que ama escrever, ver séries e novelas mexicanas.

0 Comentários

Deixar uma resposta