1º de Abril – Aqui contamos a verdadeira origem desse dia!

1º de Abril – Aqui contamos a verdadeira origem desse dia!
01.04.2020 Carla Furtado

1º de Abril – Aqui contamos a verdadeira origem desse dia!

Você sabe a origem do Dia da Mentira e as brincadeiras que envolvem essa data?

A origem do Dia da Mentira, possivelmente está relacionada com as mudanças no calendário propostas no Concílio de Trento, em 1548, e implantadas pelo papa Gregório XIII em 1582. Nessa época se comemorava o Ano Novo no dia 25 de Março, que se estendia até 1º de Abril, que coincidia com o início da Primavera no hemisfério norte.

O então Rei da França Carlos IX ordenou a mudança do calendário no ano de 1564, adotando o calendário gregoriano que passou a comemorar o Ano Novo no dia 1º de Janeiro. Mas, com a demora da propagação da notícia, muitas pessoas demoraram para se acostumar com a mudança e continuaram a comemorar a data no começo de abril.

Aqueles que sabiam que o calendário havia mudado passaram a zombar dos que resistiam à troca da data, com todo tipo de brincadeira. Chamados de “bobos de abril”, costumavam receber convites falsos para festas de Ano Novo e presentes inusitados no dia 1ª de abril.

GIF by Sony Pictures Animation

Créditos: GIPHY

Com origem na França, a mania de pregar peças neste dia percorreu o mundo e dura até hoje.

A primeira grande brincadeira do dia da mentira no Brasil foi em 1° de abril de 1848. Um periódico chamado de “A Mentira”, lançado em Pernambuco, informou, na data em questão, que o imperador Dom Pedro II havia falecido. A notícia, claro, era falsa – Dom Pedro II morreu somente em 1891, na França. O fato foi desmentido dias depois, no entanto, pegou muitas pessoas desprevenidas.

Até grandes empresas, como Google, YouTube e  Netflix entram na brincadeira e publicam suas atualizações com algumas surpresas um tanto quanto engraçadas e cuiriosas.

donald duck lol GIF

Créditos: GIPHY

Grandes jornais atuais em circulação também já publicaram falsas notícias para brincar com seus leitores nessa data.

Hoje, na era da internet de FakeNews fica mais difícil saber o que é real e o que é apenas uma brincadeira. Nesse dia também é importante ressaltar que devemos sempre checar a fonte da informação para não sair compartilhando notícias falsas, né gente? E se for brincar, tome cuidado e avise no final do dia para não prejudicar ninguém com falsas informações.

Caiu, caiu, caiu primeiro de Abril..

Quem nunca ouviu esse refrão da música “Na casca do Ovo” (Trem da Alegria) e quem nunca caiu em uma pegadinha de 1º de Abril? 😀

E você? Tem alguma história engraçada ou uma boa pegadinha de 1º de abril? Conta pra gente!

 

 

 

 

 

Carla Furtado
Profissional de Letras e supervisora de atendimento do Match Group LatAm. Amante da literatura, língua espanhola, e muito amor pela família.

0 Comentários

Deixar uma resposta