As Redes Sociais podem afetar um relacionamento?

As Redes Sociais podem afetar um relacionamento?
30.08.2017 Clarissa Assumpção
redes sociais

As redes sociais são um fenômeno e transformaram a forma como as pessoas se relacionam.

Se antes o meio mais fácil para conversar era o telefone, hoje a troca de mensagens é praticamente instantânea. Com as novas plataformas, aumentou a exposição das pessoas, que sentem quase que a necessidade de compartilhar tudo a respeito do dia-a-dia: a comida, a rotina de atividade física, o encontro entre amigos, os locais que frequentam; enfim, tudo sobre o estilo da vida que levam.

redes sociais

Mas, afinal, as redes sociais podem prejudicar o meu relacionamento?

Sim e não.

Como tudo na vida, aquilo que é excessivo pode trazer diversos problemas. A proposta das redes sociais é incrível! Elas proporcionam meios para conectar rapidamente você com pessoas do mundo inteiro e o tempo todo. Se usadas adequadamente é muito pouco provável que afete o seu relacionamento. E medir isso é fácil: quando estiver com o seu parceiro, dedique atenção total a ele: desconecte-se. Dê mais importância ao momento que está vivendo do que a postar uma foto ou um vídeo na rede social. Essa é uma das essências de um relacionamento saudável.

O problema é viver em função delas

Mas, o fato é que muita gente vive em função delas: fica o tempo todo conectada, de olho no celular, e enlouquece com cada notificação que chega. E é aí que está o problema. Se compartilhar uma foto da viagem que você está fazendo vai te deixar aflita para saber quantas pessoas vão curtir ou comentar, este é um sinal de que você está exagerando e dando muita importância ao mundo virtual.

Outro problema é se você não tem ou não dá privacidade ao parceiro nas redes sociais. Compartilhar senhas, por exemplo, pode ser anúncio de um desastre: ter total acesso ao perfil do parceiro pode gerar inúmeros desentendimentos, especialmente se você é ciumento(a). Nesse caso, é muito fácil que você interprete de forma equivocada uma troca de mensagens entre amigos, por exemplo. Portanto, para evitar que as redes sociais sejam um problema para você, vamos a algumas dicas?

  1. Procure não ficar 100% do seu tempo conectado:

    É claro que você pode compartilhar as fotos daquela viagem incrível ou do encontro com os amigos que tentou marcar por meses. Mas, antes disso, aproveite ao máximo o momento que está vivendo. Se o evento é um jantar com o parceiro, dedique atenção total a ele. Aproveite para fazer novos planos juntos e dar boas risadas.

  2. Dê privacidade ao seu parceiro:

    Essa dica vale para tudo. Não só evite compartilhar senhas, mas também não fique vigiando quem curtiu e comentou as fotos dele tentando fazer de cada postagem um motivo para uma discussão.

  3. Não exponha o seu relacionamento: 

    É desnecessário postar tudo sobre o seu relacionamento: as viagens que fazem juntos, os locais que frequentam, os restaurantes que mais gostam. Esta é mais do que uma dica para o seu relacionamento; é também algo importante para a segurança de ambos. Não dê muitas informações sobre você nas redes sociais. Isso evita que pessoas mal-intencionadas tenham acesso a sua vida.

*O GIF usado nesse artigo foi tirado do site Giphy.

Clarissa Assumpção
Diretora de marketing do Match Group LatAm, empresa detentora do ParPerfeito.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*