
Como superar o fim de um relacionamento?
O fim de um relacionamento, na maioria das vezes, é muito doloroso. Além de todas as lembranças, surgem dúvidas, raiva, tristeza. É um misto de emoções. Pode ser uma decisão dura de ser tomada, por conta do envolvimento das famílias, amigos e toda história que foi construída.
Eu entendo o quão é difícil pensar que você estará sozinha (o), mas, lembre-se: o término é apenas mais uma etapa da sua vida, mais uma página a ser virada. Tudo o que deve ser guardado são os bons momentos e os aprendizados que o relacionamento te rendeu. As decepções servem para você amadurecer e os erros para te fazer pensar antes de cometê-los nos próximos relacionamentos. De modo algum permita que o término feche seu coração para novas experiências. Cada relacionamento é único e cada pessoa tem algo diferente a te ensinar.
Trago algumas dicas que irão te ajudar a passar pelo fim de um relacionamento:
-
Chore
Reprimir o choro acaba gerando um desgaste emocional e fingir que está bem não te ajudará a ficar melhor. É necessário que você tenha consciência da situação pela qual está passando e se permita sentir a dor que término traz. Aceite! Isso é normal. Não é motivo para se envergonhar. Aproveitar o tempo de “luto” é importantíssimo, pois chorar alivia. Porém, é preciso que você limite este tempo.
-
Pense no término como um recomeço
O relacionamento terminou, mas a sua história continua. Esse é o seu momento de recomeçar. Pense no seu futuro, crie novos planos, novas metas, se reerga, comece de novo, do zero. Pense no que te faz bem e jogue fora tudo o que te faz mal. É o momento de você ser um novo alguém. Invista em você!
-
Separe um tempo para cuidar de você
Não deixe que o término afete a sua autoestima. É de extrema importância que você se alimente bem, durma bem e, se puder, comece algum tipo de exercício físico. Emoções fortes costumam a mexer com o nosso corpo físico e com o nosso psicológico. Não permita que esses sentimentos te dominem. O seu bem-estar é prioridade. Se você achar necessário procurar uma ajuda profissional, não tenha medo. Toda ajuda é bem-vinda.
-
Tenha um novo hobby
Você precisa manter a sua mente ocupada para não ficar pensando a cada segundo na situação. E para isso, nada melhor do que um hobby. Leia um livro, escute música, aprenda a tocar algum instrumento, a cozinhar, a lutar, a meditar, a dançar. Existem milhares de hobbies, basta escolher aquele que for melhor para você.
-
Se aproxime de seus familiares e amigos
Nos momentos mais difíceis temos os nossos familiares e amigos para nos consolar. Se apegue à eles. São pessoas que você pode confiar para desabafar. Eles serão seu alicerce emocional. Fortaleça esses laços, volte a sair com seus amigos para shopping, praia, teatro. Converse com eles, viaje. Além disso ser uma ótima distração, você terá ao seu redor pessoas queridas que se preocupam, e ainda criará novas histórias.
-
Evite contato com o (a) ex
É normal que você sinta vontade de se comunicar ou de acessar as redes sociais do (a) seu/sua ex. Mas você precisa ser forte e se controlar. Manter contato só vai adiar ainda mais a sua recuperação e não vai te ajudar a esquecer esse amor. Caso essa vontade chegue, você precisará canalizar o seu pensamento a qualquer outra atividade que te distraia.
-
Lembre-se apenas dos bons momentos
Não é saudável alimentar um sentimento ruim. Engana-se quem pensa que a raiva, a mágoa, a vingança afetará o outro. Elas afetarão unicamente você. Tenha sempre pensamento positivo, esqueça os momentos ruins que não agregaram em nada. E lembre-se apenas dos momentos em que vocês foram felizes. Isso te fará sorrir e trará uma paz enorme ao seu coração.
Logo tudo passará a ser apenas uma recordação e você se dará conta do quanto essa situação te fortaleceu e te ensinou a olhar a vida por um outro ângulo. É super gratificante!
Acredite: o fim de um relacionamento é um degrau que te impulsiona a plenitude.
*Os GIFs usados nesse artigo foram tirados do site Giphy.
0 Comentários
Deixar uma resposta
Você deve estar logada para postar um comentário.