Fim de um relacionamento: 7 dicas que te ajudarão a superar

Fim de um relacionamento: 7 dicas que te ajudarão a superar
10.07.2017 Camila Correia
fim de um relacionamento

Como superar o fim de um relacionamento?

O fim de um relacionamento, na maioria das vezes, é muito doloroso. Além de todas as lembranças, surgem dúvidas, raiva, tristeza. É um misto de emoções. Pode ser uma decisão dura de ser tomada, por conta do envolvimento das famílias, amigos e toda história que foi construída.

Eu entendo quão é difícil pensar que você estará sozinha (o), mas, lembre-se: o término é apenas mais uma etapa da sua vida, mais uma página a ser virada. Tudo o que deve ser guardado são os bons momentos e os aprendizados que o relacionamento te rendeu. As decepções servem para você amadurecer e os erros para te fazer pensar antes de cometê-los nos próximos relacionamentos. De modo algum permita que o término feche seu coração para novas experiências. Cada relacionamento é único e cada pessoa tem algo diferente a te ensinar. 

fim de um relacionamento

Trago algumas dicas que irão te ajudar a passar pelo fim de um relacionamento:

  1. Chore

    Reprimir o choro acaba gerando um desgaste emocional e fingir que está bem não te ajudará a ficar melhor. É necessário que você tenha consciência da situação pela qual está passando e se permita sentir a dor que término traz. Aceite! Isso é normal. Não é motivo para se envergonhar. Aproveitar o tempo de “luto” é importantíssimo, pois chorar alivia. Porém, é preciso que você limite este tempo.

  2. Pense no término como um recomeço

    O relacionamento terminou, mas a sua história continua. Esse é o seu momento de recomeçar. Pense no seu futuro, crie novos planos, novas metas, se reerga, comece de novo, do zero. Pense no que te faz bem e jogue fora tudo o que te faz mal. É o momento de você ser um novo alguém. Invista em você!

  3. Separe um tempo para cuidar de você

    Não deixe que o término afete a sua autoestima. É de extrema importância que você se alimente bem, durma bem e, se puder, comece algum tipo de exercício físico. Emoções fortes costumam a mexer com o nosso corpo físico e com o nosso psicológico. Não permita que esses sentimentos te dominem. O seu bem-estar é prioridade. Se você achar necessário procurar uma ajuda profissional, não tenha medo. Toda ajuda é bem-vinda.

  4. Tenha um novo hobby

    Você precisa manter a sua mente ocupada para não ficar pensando a cada segundo na situação. E para isso, nada melhor do que um hobby. Leia um livro, escute música, aprenda a tocar algum instrumento, a cozinhar, a lutar, a meditar, a dançar. Existem milhares de hobbies, basta escolher aquele que for melhor para você.

  5. Se aproxime de seus familiares e amigos

    Nos momentos mais difíceis temos os nossos familiares e amigos para nos consolar. Se apegue à eles. São pessoas que você pode confiar para desabafar. Eles serão seu alicerce emocional. Fortaleça esses laços, volte a sair com seus amigos para shopping, praia, teatro. Converse com eles, viaje. Além disso ser uma ótima distraçãovocê terá ao seu redor pessoas queridas que se preocupam, e ainda criará novas histórias.

  6. Evite contato com o (a) ex 

    É normal que você sinta vontade de se comunicar ou de acessar as redes sociais do (a) seu/sua ex. Mas você precisa ser forte e se controlar. Manter contato só vai adiar ainda mais a sua recuperação e não vai te ajudar a esquecer esse amor. Caso essa vontade chegue, você precisará canalizar o seu pensamento a qualquer outra atividade que te distraia.

  7. Lembre-se apenas dos bons momentos

    Não é saudável alimentar um sentimento ruim. Engana-se quem pensa que a raiva, a mágoa, a vingança afetará o outro. Elas afetarão unicamente você. Tenha sempre pensamento positivo, esqueça os momentos ruins que não agregaram em nada. E lembre-se apenas dos momentos em que vocês foram felizes. Isso te fará sorrir e trará uma paz enorme ao seu coração.

Logo tudo passará a ser apenas uma recordação e você se dará conta do quanto essa situação te fortaleceu e te ensinou a olhar a vida por um outro ângulo. É super gratificante! 

fim de um relacionamento 2

Acredite: o fim de um relacionamento é um degrau que te impulsiona a plenitude.

*Os GIFs usados nesse artigo foram tirados do site Giphy.

Camila Correia
Jornalista. Estagiária de atendimento do Match Group Latam. Taurina. Apaixonada por chocolate, séries, viagens, tatuagem e, principalmente, apaixonada pelo amor e tudo o que ele tem a nos ensinar.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*