
Equilíbrio emocional e físico na quarentena
Pandemia mundial, distanciamento social, momentos tensos e preocupantes que geram medo e ansiedade. É preciso ficar atento ao nosso equilíbrio emocional, que também exige atenção e muito cuidado. Afinal, é normal se sentir angustiado em meio a tantas incertezas repentinas em diferentes aspectos da vida.
Criar momentos relaxantes, focar nas atividades cotidianas, bem como manter amizades e afetos mesmo à distância ajudam a deixar as emoções sob controle para vencer a ameaça do coronavírus.
Para encarar esse desafio é preciso equilibrar nosso emocional e reforçar nosso bem-estar, e pequenas atitudes podem ajudar a manter uma rotina que reduza o estresse e os danos causados pelo distanciamento e toda a mudança brusca de comportamento.
Para algumas pessoas pode ser mais difícil que para outras, mas separamos algumas ideias que podem ajudar a passar esse momento com mais tranquilidade.
Mantenha-se informado, mas não consuma 24h do seu dia nos noticiários
Escolha uma fonte confiável para se informar diariamente, seja pela TV, sites de internet seguros, cheque a fonte, e se dê um descanso das redes sociais, muita informação pode prejudicar seu foco em outras atividades cotidianas como o trabalho, a família, os exercícios físicos e o lazer.

Créditos: GIPHY
Mexa-se
A prática de exercício físico ajuda a liberar endorfina, hormônio relacionado ao bem-estar. Especialistas dizem que uma simples prática de alongamento ajuda a equilibrar o sistema endócrino, reduzindo a tensão na musculatura, aliviando o estresse e conferindo mais bem-estar. Hoje em dia temos a disposição muitos vídeos gratuitos na internet de diversas opções de atividades, ginástica, alongamento, Yoga, dança e muito mais. Escolha o que mais gosta e dedique pelo menos 30 minutos do seu dia para a atividade física.
Olhe para o lado de fora
Explore a sacada, a varanda, o quintal ou mesmo a janela, aprecie a paisagem e o silêncio. O mundo já está tão cheio de informações, de notícias, de sons. Deixe que a vista alcance a natureza – nuvens, árvores, estrelas ajudam a nos lembrar do que importa de verdade. Desconectar para conectar-se.
Use a tecnologia a seu favor para seu lazer
Ligue para os amigos, faça vídeos, reúna a família para um lanche da tarde. Tire um tempo para jogar conversa fora.
Ouça músicas que gosta, veja lives de cantores que você é fã, se possível compartilhe esse momento com os amigos, vejam juntos. Por falar e ver junto, que tal combinar com um amigo ou com seu par de assistirem a mesma série, ou filme e depois comentarem sobre?

Créditos: GIPHY
Falar bobagem, rir ou mesmo desabafar sobre medos e angústias são formas de aliviar a ansiedade e tentar reaver um pouco a rotina social.
Alimente-se bem
Priorize refeições ricas em nutrientes e vitaminas.
Prefira preparar sua própria refeição, convide as pessoas que estão na sua casa para compartilhar da cozinha e ajudar no preparo. Se tiver crianças inclua elas no preparo também, garanto que elas vão se divertir muito, e aprender também.
Cuide-se
Autocuidado também é essencial. Não deixe de se cuidar, mesmo em casa. Faça seu Skin Care diário, cuide do seu cabelo com uma máscara de hidratação caseira, mantenha a higiene das suas unhas, se você consegue pintá-las melhor ainda 😉
Manter nosso cuidado diário e sentir-se bem é fundamental para elevar nossa autoestima.
É tudo muito novo para todos, temos que nos adaptar, e somos muito capazes e flexíveis à adaptação, basta ter um pouco de jogo de cintura e não deixar o desespero e as incertezas nos dominar.
E se algum dia não estivermos 100% tudo bem, ninguém é totalmente produtivo todos os dias, é normal as vezes não estar bem.
Espero que tenham gostado das dicas, e mesmo que não consigam fazer tudo tentem ir incluindo e adaptando à sua ”nova” rotina aos poucos.
#IsoladoSimSozinhoNunca
0 Comentários
Deixar uma resposta
Você deve estar logada para postar um comentário.