Dia Mundial do Doador de Sangue: Como se tornar um?

Dia Mundial do Doador de Sangue: Como se tornar um?
12.06.2020 Leticia Braganca

Dia Mundial do Doador de Sangue: Como se tornar um?

Você sabia que todo 14 de junho é comemorado, mundialmente, o dia do Doador de Sangue? A data é celebrada desde 2014 por uma iniciativa da OMS (Organização Mundial de Saúde) para homenagear quem já doa e incentivar mais pessoas a realizarem a doação de sangue.O gesto é um ato de solidariedade e extrema importância. Uma doação pode salvar até 4 vidas, de pessoas que são submetidas a tratamentos e intervenções médicas como transfusões, transplantes, cirurgias e procedimentos para tratamentos de tumores.No Brasil, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, apenas 1,6% da população doa sangue. E durante a pandemia do Covid19, houve uma queda significativa de 30% nas doações pelo País. Por isso, agora é ainda mais importante doar, pois nossos estoques correm o risco de ficarem completamente vazios.Quais são os requisitos para a doação? 
  • Ter entre 16 e 69 (menores de 18 anos precisam de autorização, maiores de 60 precisam ter doado a primeira vez antes dos 60)
  • Pesar, no mínimo, 50 kg;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior;
  • Estar alimentado, e
  • Estar em boas condições de saúde.
Aqui separamos os requisitos básicos para doar sangue, mas atente-se a alguns empecilhos temporários como: resfriado, gravidez, piercings e tatuagens recentes, amamentação, amamentação, cirurgias dentárias ou qualquer procedimento endoscópico. Há também empecilhos definitivos para doação, são eles: Contração de hepatite após 11 anos de idade, doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue e contração de malária.Bom, e agora? Como doar?Para doar é simples, estando dentro dos requisitos básicos, você só precisa procurar alguma unidade de coleta e apresentar um documento original com foto emitido por um órgão oficial. Também é necessário respeitar o tempo de intervalo entre as doações.
Homens podem doar até 4 vezes por anos em um intervalo de 60 dias e mulheres podem doar até 3 vezes por ano em um intervalo de 90 dias entre as doações.Nós do ParPerfeito trabalhamos promovendo amor, e que ato de amor seria maior que ajudar a salvar vidas, hein? Por isso, te incentivamos a tornar-se um doador de sangue. Agora que você já tem todas as informações necessárias, aproveite para comemorar essa data fazendo uma boa ação. Doe sangue e salve vidas!

 

#OAmorEstáOnline

Leticia Braganca
Estagiária do SAC e Estudante de Relações Públicas. Tipicamente carioca, apaixonada por praia, sol, um bom samba e futebol.

0 Comentários

Deixar uma resposta