Dia da Terra: Vamos salvar nosso planeta?

Dia da Terra: Vamos salvar nosso planeta?
22.04.2018 Ju Ferreira
dia da terra

O que podemos fazer no Dia da Terra?

Terra. O planeta faz parte do Sistema Solar, sendo o terceiro mais próximo do sol, além de ser o mais denso e o quinto maior do sistema. Foi formado há mais de 4,5 bilhões de anos e abriga vida há mais de 3,5 bilhões de anos. As propriedades físicas do globo, bem como sua biosfera e atmosfera (incluindo a tão falada camada de ozônio), permitiram que a vida persistisse durante todo este período. Mais de 70% do mundo está coberto pelos oceanos de água salgada. Por conta dessa abundância de água na superfície, recebeu a denominação de “Planeta Azul”. É o único planeta habitável até onde se sabe, pois só ele reúne as condições necessárias para sustentar a vida. E ele é todo nosso!

Quando paramos para pensar, parece incrível que possamos chamar esse paraíso de nosso lar, não é mesmo? Nossa Terra.

dia da terra

Créditos: Giphy e EyeDesyn.

Hoje, aproximadamente 7,5 bilhões de seres humanos tem o privilégio de compartilhar esse mundo com diversas outras espécies animais e vegetais. Nosso planeta tem praias paradisíacas, florestas exuberantes, temperaturas favoráveis ao nosso conforto, vastos recursos naturais que podemos usar para a nossa subsistência e júbilo. Se temos tudo isso ao nosso alcance, por que é que estamos destruindo a Terra? Desmatamento, exploração desenfreada dos recursos não renováveis, efeito estufa, poluição…. São muitos os desafios que nosso mundo enfrenta!

Para salvar a Terra, só existe um caminho: todos nós nos engajarmos com a proteção do meio ambiente! Cada um fazendo um pouquinho, cada um fazendo a sua parte!

O Dia da Terra (ou Dia Mundial da Mãe Terra), comemorado em 22 de abril, é uma data que tem como finalidade informar a população sobre os prejuízos causados pela devastação da Terra, e com isso despertar a consciência e provocar uma tomada de responsabilidade coletiva para brecar as ameaças que o nosso planeta (e nossa própria sobrevivência) estão sofrendo.

A história dessa data comemorativa é muito interessante: começou com uma manifestação gigantesca em 22 de abril de 1970! Em dezembro de 1969, o senador americano Gaylord Nelson, que era um ativista ambiental, contratou o estudante de Harvard, Denis Hayes, para ajudá-lo a iniciar um movimento social. Ele queria criar uma agenda ambiental na política americana. Denis então recrutou duas mil universidades, dez mil escolas primárias e secundárias e centenas de comunidades. No dia 22 de abril, mais de 20 milhões de pessoas foram às ruas para se expressar pela proteção da Terra! Foi a maior demonstração de apoio a uma causa em toda a história americana.

A pressão social teve sucesso e o governo americano (bem como governos em todo o mundo) criaram leis de proteção ambiental e agências para garantir a aplicação dessas leis. Desde então, a comemoração continuou acontecendo nessa data, se tornando um acontecimento importante no que diz respeito à informação, à educação, à discussão. Nessa data, são debatidos os problemas relativos à saúde do planeta: esgotamento de recursos naturais não renováveis, contaminação do ar, da água e dos solos, a destruição de vários ecossistemas, com a extinção de milhares de espécies animais e vegetais.

Apesar de tão importante para todos nós, o dia da Terra não foi reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) até 2009. Nesse ano, a organização instituiu o dia Internacional da Mãe Terra. Apesar disso, a comemoração continua a ser global e pertencer à população, não sendo organizada ou regulada por somente uma entidade.

No Dia da Terra, todos estão convidados a participar de atividades que promovam a saúde do nosso planeta.

Créditos: Giphy e Johnny2x4.

Vamos ver então como podemos salvar a nossa Terra:

Compre menos

A primeira dica no que diz respeito a preservar o planeta é bem simples e direta: compre menos! Menos roupas que nunca usamos, menos tranqueiras de que não precisamos, menos comida que não conseguiremos comer… O movimento do consumo consciente (ou consumo responsável) já é uma realidade que só nos traz benefícios: acaba com o desperdício, reduz os gastos com coisas dispensáveis, diminui a exploração de recursos naturais. Como reduzir o consumismo nosso de cada dia? Algumas ideias são:

  1. Planeje suas compras

    Sabe aquele velho conselho “sobre não ir no supermercado com fome, pois você acaba saindo de lá com muito mais do que o que você conseguiria comer”? Pois aqui funciona da mesma forma: quando não planejamos nossas compras, acabamos por levar muito mais do que precisamos e podemos consumir. Anote as coisas de que precisa e compre apenas quando de fato tiver a necessidade daquele produto.

  2. Não compre por impulso

    Somos bombardeados constantemente com uma série de anúncios de produtos que nos interessam. Com a tecnologia, as marcas sabem exatamente do que gostamos e o que desejamos e assim nos sugerem todos os dias novos itens para adquirirmos. Além do mais, também cresceu muito a facilidade de comprar: é só clicar em um botão e já estamos a um passo de fechar um acordo. Não aperte o tal botão! Não compre sem pensar! Eu não estou sugerindo que você não compre mais nada, apenas que você pense – antes de passar o cartão – se o tal vestido que ficou lindo na foto que você viu em outra menina ficará bem no seu corpo, ou se você de fato precisa de outra calça jeans, ou se aquela poltrona caberá na sua sala.

  3. Reutilize

    Produtos usados não necessariamente são lixo. Muitas coisas podem ser utilizadas novamente, na mesma função ou em outras possibilidades. Alguns exemplos disso são os papéis, que mesmo usados de um lado, ainda podem servir de rascunho no outro lado, ou então as garrafas de vidro que depois de usadas se transformam em lindos vasos. Outra oportunidade aqui é a doação: muitas vezes algo não serve mais para você, mas poderia servir perfeitamente para outra pessoa. Que tal doar aquilo que você não usa mais? Ou mesmo aceitar a doação de algo que sua melhor amiga, ou seu primo não utilizem mais? Isso o ajudará a comprar menos e fazer do mundo um lugar melhor!

  4. Recicle

    Diferentemente da reutilização, o processo da reciclagem prevê que o objeto entre num novo processo produtivo. Isso significa que não usaremos novamente aquela garrafa de vidro, mas sim, empregaremos aquele vidro para fabricar novas garrafas. São vários os materiais recicláveis (entre eles estão o vidro, papel, plástico e metal). O importante aqui é fazer o descarte correto dos produtos (conferir se aquela peça em específico é reciclável, sempre colocá-los na lata de lixo certa, retirar os restos de alimentos e lavar as embalagens antes de jogar fora). Quando reciclamos embalagens e detritos, tomamos consciência da quantidade de lixo que produzimos. Isso pode fazer com que compremos menos no futuro!

Use menos plástico

O tema do Dia Mundial da Terra em 2018 é “Acabe com a Poluição do Plástico”, isso porque a maior parte do plástico produzido mundialmente não é reciclado e acaba em aterros ou lixões ou – o que é ainda pior – no oceano. Todo esse plástico tem acabado com a biodiversidade marinha, poluído nossos rios e mares, além de destruir a nossa saúde (e a de outras espécies) com resíduos tóxicos. O que fazer então para contribuir com o Dia da Terra 2018 e reduzir a poluição do plástico? Uma dica simples é usar menos plástico: quanto menos embalagens utilizarmos, menos lixo plástico geraremos. Como fazer isso? Optando por comprar sempre que possível produtos em outros tipos de embalagens (preferir latinhas de alumínio ou garrafas de vidro a garrafas plásticas, por exemplo) ou então comprando embalagens maiores (uma garrafa de 2 litros de refrigerante serve mais pessoas que uma garrafa de 600ml e gera menos resíduos).

Recolha o lixo

Quando eu falo em recolher o lixo não me refiro a recolher a sujeira da sua casa e depositar na lata de lixo correta: eu estou falando de colocar a mão na massa no sentido de cuidar do nosso planeta!! Reúna alguns amigos e proponha aproveitar o Dia Mundial da Terra para limpar uma praça, um parque, uma praia. Existem muitas toneladas de plástico (entre outros detritos) por aí, sem o correto destino. Então por que não ajudar a tirar esse lixo de circulação antes de que ele chegue ao alto mar? Faça disso uma comemoração! Saiba que você estará contribuindo ativamente para um mundo melhor para você, para as próximas gerações de seres humanos e para toda a biosfera!

Essas são algumas ideias para fazer a diferença. Que tal aplicar algumas delas no Dia da Terra e talvez até pensar em outras formas de proteger e salvar o planeta?

dia da terra

Créditos: Giphy.

Faça isso e mande mensagem aqui para nós, contando tudo sobre a sua experiência: queremos saber o que você aprendeu e o que você sentiu fazendo isso.

Lembre-se também de que o Dia da Terra é dia 22 de abril, mas que vivemos aqui todos os dias! Assim, não se limite a tomar ações conscientes apenas nesse dia.

Faça isso o ano todo!

Ju Ferreira
Especialista em desenvolvimento humano, criadora do programa Alquimia Pessoal. Apaixonada por inspirar e ajudar pessoas a conquistar a vida que sempre sonharam!

0 Comentários

Deixar uma resposta