Praticando o desapego: como não se apegar?

Praticando o desapego: como não se apegar?
15.10.2017 Marcelo Paura
não se apegar

Você já se perguntou como não se apegar?

Você é aquele tipo de pessoa que se apega fácil? Bastam alguns encontros para que você fique caidinho (a) pela pessoa? Calma! Não é o fim do mundo e melhor ainda: isso pode ser evitado.

não se apegar

Legenda: Eu escolhi ficar sozinha. Eu não escolhi ninguém. / Créditos: Giphy e Girls (série de TV).

Primeiro, você precisa entender que não há problema nenhum em se apegar a uma pessoa.

Pelo contrário, quando estamos conhecendo alguém, é normal que você queira criar um vínculo com essa pessoa. O que precisa ter cuidado é para que esse vínculo não ultrapasse algumas barreiras e etapas essenciais nos primeiros contatos. Entenda, vocês estão na fase de conhecer um ao outro, então é normal que o parceiro (a) ainda não esteja preparado para um compromisso mais sério. Talvez ele (a) precise de mais um tempo.

Separamos algumas dicas para que você pratique a lei do desapego e não se apegar tão rápido! Vamos lá?

  1. Seja feliz com você mesmo.

Se ame! Essa dica é essencial para tudo na vida. Quando você passa a se amar, você passa a viver bem sozinho (a), passa a ser muito mais feliz e acredite: essa felicidade é percebida pelas pessoas à sua volta. É entender que você não precisa de alguém para se divertir. Saia com amigos, faça programas sozinho que te façam bem, se permita!

  1. Não crie expectativas!

Essa dica é importante, quanto mais expectativa você criar, maior será a decepção se algo não sair do jeito que quer. Deixe que as coisas aconteçam naturalmente e você vai perceber que tudo vai fluir melhor. Quando você não espera nada, tudo que acontece acaba sendo lucro e você vai passar a curtir esses momentos inesperados bem mais.

  1. Tenha sempre aquelas cartas na manga.

Você é solteiro (a), por que se preocupar em dar exclusividade para alguém? Lógico, que quando o relacionamento começa a evoluir, naturalmente isso vai se encaminhando, vocês começarão a passar mais tempo juntos, até evoluir para algo mais sério. Mas enquanto isso, conheça outras pessoas, tenha sempre outras opções, isso vai ajudar a não focar em uma pessoa só, o que aumenta a chance de se apegar.

  1. Foca nos amigos.

Nada melhor do que passar aquele tempo divertido com os amigos, certo? Use e abuse das suas amizades, combine algum programa legal com eles, isso vai te ajudar a se divertir com outras coisas e esquecer um pouco a pessoa. Lembre-se, cada um precisa ter seu espaço para se divertir.

  1. Desfoca no relacionamento sério.

Não fique pensando que você só será feliz se estiver em um relacionamento sério. Quando você fica fixado em algo desse gênero, você acaba se apegando a primeira pessoa que aparecer, só para engatar num namoro mais rápido. Deixe fluir naturalmente e a vida vai se encarregar de fazer você achar a pessoa ideal para você.

  1. DR: nem pensar!

Não é sensato cobrar, nem discutir relacionamento com alguém que você está conhecendo. Lembre-se: vocês ainda não têm nada sério. Isso pode acabar afastando vocês. Tente demonstrar seu descontentamento com algo de outras formas.

  1. E se ele (a) não quiser mais nada?

Siga em frente! Não é o fim do mundo definitivamente. Existem milhares de pessoas mais interessantes e disponíveis no mundo. Baixe aquele aplicativo, vá para balada, barzinho e se permita conhecer novas pessoas. Você vai se surpreender de como essa fase de troca de experiências é boa!

Após essas dicas, curta a sua vida de solteiro. Como foi dito, não é um erro se apegar, pelo contrário, é sempre bom sermos sinceros com nossos sentimentos. O que é importante tomar cuidado é perceber se o parceiro (a) está na mesma vibe que você, se o sentimento é recíproco, assim você vai evitar futuras decepções.

Marcelo Paura
Jornalista e Gerente de Produtos do Match Group Latam. Apaixonado por carnaval, séries, música e viagens.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*