Como lidar com o excesso de timidez?

Como lidar com o excesso de timidez?
23.11.2017 Rosana Braga
timidez

Você é tímido? E não sabe lidar com a sua timidez?

Já perdeu grandes oportunidades, especialmente na área amorosa, por não saber o que dizer ou como se comportar? Tem a impressão de que todos estão olhando para você quando está numa festa ou num local público? Prefere nem sair de casa para não ter de se sentir deslocado entre as outras pessoas?

Ser uma pessoa discreta e tímida e não falar demais pode ser excelente quando se trata de não ser inconveniente e de saber respeitar o espaço dos outros. Entretanto, quando você não se autoriza a ocupar o seu lugar no mundo e a participar da grande festa da vida, significa que há excessos e desajustes que precisam entrar em equilíbrio. Ou seja, é hora de mudar essa situação, de uma vez por todas!

timidez

Créditos: Giphy e Branca de Neve e os Sete Anões (filme).

Identifique seus medos!

Há quem se considere tímido por não gostar de si mesmo. Isso pode ser falta de autoestima. Há tímidos que simplesmente não gostam de se sentir o centro das atenções. Isso pode ser sensação de inadequação. E há também quem acredite que qualquer comportamento mais ousado seja desnecessário. Isso pode ser insegurança e medo de errar.

Entenda a dinâmica da vida!

Você pode até duvidar, mas se tem algo que realmente faz sentido é que o mundo é de todos e para todos! O Universo é extremamente abundante. Na teoria, nada deveria faltar para quem quer que seja. Porém, infelizmente, existem pessoas que ocupam espaço demais e pessoas que ocupam espaço de menos. Os tímidos, em geral, são as que não reconhecem seu espaço e sua autonomia. Reveja seu lugar com consciência e garanta sua felicidade.

O mundo, definitivamente, não gira em torno de si!

É bastante comum as pessoas tímidas julgarem a si mesmas e também julgar os outros, especialmente porque acreditam que os outros vão estar pensando algo a respeito delas. Ou seja, seu foco está sempre voltado para si, como se o mundo girasse em torno dela e todos estivessem atentos ao que ela fala e faz. Mas o fato é que não é bem assim. Preste atenção se, no fundo, você não está agindo como Narciso (mito grego de Narciso), que se sente superior de alguma forma.

Sobre o que vão pensar a seu respeito!

Outra ideia recorrente do tímido é sobre o que vão pensar a seu respeito. Quer saber? O que cada um pensa, seja sobre o que for e mesmo se for sobre você, é problema delas. Você não tem nem o direito e nem o poder para tentar controlar os pensamentos alheios. Tem poder apenas para lidar com os seus próprios. Então, pare de desperdiçar toda a sua vida com “minhocas mentais” que, muito provavelmente, não passam de pura imaginação sua. Viva a partir de uma realidade inventada por você! Faça acontecer com suas melhores características, mas não deixe de ocupar o seu lugar no mundo, porque isso representa uma grande perda para todos, e principalmente para você mesmo!

Por fim, pode apostar: existe alguém no mundo que está procurando uma pessoa exatamente como você. Deixe-se ser e estar, com toda a sua luz e toda a sua história, e suas chances de viver um grande amor aumentarão consideravelmente!

Rosana Braga
Psicóloga, Escritora, Jornalista e Palestrante. Pós graduada em Educação Sexual. Autora dos livros Quem Ama, Mostra, Faça o Amor Valer a Pena e O Poder da Gentileza.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*