6 Mulheres Girl Power da Atualidade! #DiadaMulher

6 Mulheres Girl Power da Atualidade! #DiadaMulher
08.03.2019 Mariana Marques

Hoje é o Dia Internacional da Mulher!

Créditos: GIPHY

A data para comemorar e celebrar todas as mulheres! Então, nada melhor do que lembrarmos de mulheres inspiradoras e que fazem a diferença no mundo! Fizemos uma lista com 5 mulheres que consideramos totalmente girl power.

A primeira coisa a se falar é que foi bem difícil listar apenas 6 mulheres empoderadas, porque todas nós somos poderosas, cada uma do nosso jeitinho. Como eu tive que escolher para não fazer uma lista eterna, escolhi 6 mulheres inspiradoras que chamaram atenção de todo mundo com suas atitudes e com a sua força. E, com isso ajudaram a motivar e mostraram que todas nós podemos fazer a diferença, basta correr atrás! Sem mais delongas, aqui vai a nossa lista:

Malala Yousafzai

Créditos: Wook

Malala tem apenas 21 anos e já fez muita diferença no mundo. Nascida no Vale do Swat, Paquistão, lutou desde sua infância contra o Talibã e é a mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel da Paz.

Lutou desde nova pelo direito ao estudo das meninas do seu país. E, ficou conhecida no mundo inteiro quando sofreu um atentado no ônibus da escola que quase a matou e feriu duas amigas. O Talibã não conseguiu matá-la e hoje luta dela se expandiu.

Malala é uma mulher cheia de força e que viaja o mundo com o objetivo de ajudar todas as meninas do mundo a terem acesso à educação. Ela acredita que com educação, podemos conquistar o mundo – nós concordamos com ela!

A história dela está no seu livro Eu sou Malala – A história da garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo Talibã”, que vale muito a leitura. Eu recomendo!

Recentemente ela tem trabalhado com meninas refugiadas e junto com elas, escreveu um livro que conta a sua história e de outras meninas ao redor do mundo. Esse está na minha lista de leitura 🙂

 

Beyoncé

Créditos: Pop Line

Beyoncé é cantora, é atriz, é negra, é mãe e é feminista. Incluí-la nessa lista é extremamente importante, pois ela foi a primeira cantora a mostrar a palavra Feminismo em uma apresentação e de ter orgulho de dizer “Sim, eu sou feminista”.

Ela é mundialmente conhecida por suas músicas, mas seu diferencial é usar sua enorme plataforma para falar sobre temas importantes, como o racismo e o feminismo. Seus últimos discos são repletos de críticas ao racismo e, junto com seu marido, ela mostra o orgulho que tem da história de luta do povo negro!

 

 

Yusra e Sarah Mardini

Créditos: Korea Blog

Você já ouviu a história dessas irmãs? Talvez de nome você não lembre, mas provavelmente conhece. Yusra ficou conhecida na época das Olimpíadas, por integrar a equipe de refugiados. Vamos relembrar a história delas!

Yusra e Sarah nasceram na Síria e como várias pessoas precisaram sair de seu país devido a guerra civil. O meio para sair de lá era por um bote super lotado e pesado, que andava lentamente. Para garantir que todos aguentariam chegar no destino, as duas irmãs tomaram uma decisão. Desceram do bote junto com dois homens, seguraram as cordas com uma mão e com a outra nadaram – por três horas! Deu tudo certo e todos conseguiram chegar na ilha de Lesbos, na Grécia. As meninas eram nadadoras, o que facilitou a decisão, mas isso não tira o crédito dessa atitude muito corajosa delas. Graças a elas, todos chegaram vivos!

Depois disso, Yusra ainda competiu nas Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. Não tem representação melhor de uma atitude girl power!

 

Emma Watson

Créditos: F5

Você com certeza a conhece por interpretar a bruxa Hermione Granger nos filmes Harry Potter, mas você sabia ela é uma grande ativista feminista?

Emma Watson é atriz, modelo e ativista. Seu principal objetivo é mostrar a importância do feminismo para a sociedade mundial. Desde 2014, atua como Embaixadora da Boa Vontade na ONU Mulheres. Nesse mesmo ano, eles lançaram a campanha HeForShe, que busca motivar os homens a se juntarem a nossa luta. Seu discurso no lançamento da campanha foi emocionante.

Além disso, ela abriu um clube de leitura feminista com o aplicativo Goodreads – a cada dois meses um livro escolhido por ela e os moderadores do clube é lido para gerar uma discussão com os seguidores sobre o tema.

 

Chimamanda Ngozi Adichie

Créditos: Mamadi Doumbouya for Vulture

Chimamanda é uma escritora nigeriana e ativista do feminismo. Ela já lançou 6 livros, sendo 4 romances, 1 manifesto feminista e 1 a prescrição do seu discurso para o TED Talk sobre o feminismo. Além disso, já lançou 3 contos em jornais de Nova Iorque.

Muito mais do que focar nos direitos das mulheres, ela fala sobre a importância de entendermos que o mundo tem diferentes culturas e que todas devem ser valorizadas. Um dos seus discursos mais famosos, feito no TED Talk, fala sobre o perigo de uma história só e nos mostra como julgamos todo um país ou até mesmo um continente, no caso da África, por apenas uma história que vimos em livros, na TV ou em filmes. Ela nos faz entender que precisamos ouvir as vozes de lá, ouvir mais histórias e assim entendermos que cada continente, cada país, estado ou cidade é repleto de diversas realidades.

Os discursos e os livros de Chimamanda são inspiradores e ela não podia faltar nessa lista. Se você gosta de romances, recomendo que leia um livro dela – é diferente de tudo que você já leu. E, se gosta de discursos ou palestra, recomendo suas palestras para o TED Talk, é fácil de encontrar no Youtube.

 

Gisele Bündchen

Ela é uma das mulheres mais famosas do mundo e é brasileira! Gisele é uma supermodelo, filantropa, ativista ambiental e empresária. Nascida em uma cidade pequena no Rio Grande do Sul em uma família com 6 filhas, ela aprendeu a importância de cuidar da natureza e de batalhar para alcançar seus objetivos.

Já passou por várias fases na sua carreira, já foi considerada a modelo mais bonita e mais bem paga do mundo. E, hoje se aposentou das passarelas e cuida dos seus filhos em Boston – mas ainda trabalha muito também! É embaixadora da ONU, tem uma ONG com seus amigos e esse ano lançou seu primeiro livro, Aprendizados – super recomendo!

Gisele é um exemplo de força, determinação e garra! Não podia faltar na nossa lista! 🙂

 

Espero que essas histórias tenham te inspirado a ser o seu melhor. Você não precisa ser uma ativista do feminismo ou fazer um ato heróico como as mulheres que citamos, seja quem você é da melhor forma possível. Ajude os outros, dê seu melhor para o mundo e o mundo retribuirá.

Feliz Dia da Internacional da Mulher para todas nós e que tenhamos força para continuarmos lutando! <3

Créditos: GIPHY

Mariana Marques
Publicitária e analista de marketing do Match Group LatAm. Apaixonada por livros, música e pelo seu trabalho!

0 Comentários

Deixar uma resposta