Como dizer não sem magoar?

Como dizer não sem magoar?
08.08.2017 Mariana Pepe
dizer não

Dizer não em momentos que realmente não queremos fazer e falar algo ou agir de determinada maneira parece fácil quando estamos imaginando a situação de fora e não precisamos realmente dar uma resposta negativa a alguém. Porém, conseguir dizer não é uma tarefa bastante complexa, principalmente quando se trata de relacionamentos amorosos.

Como dizer não?

dizer não

A palavra não por si só tem um peso considerável por indicar negação. Além disso, existem pessoas que não aceitam ser contrariadas, o que pode prejudicar muito a relação e acabar afastando aos poucos o casal. Se você é esse tipo de pessoa, então está na hora de reavaliar suas atitudes e seu modo de pensar. Nem sempre quando recebemos uma resposta negativa significa que o outro não gosta mais de nós ou está querendo nos magoar. As pessoas são livres e tem o direito de fazer suas próprias escolhas. Por isso, é necessário que saibamos ouvir e tenhamos maturidade para lidar com os muitos nãos que ainda receberemos.

E quando nós é que precisamos dizer não? Como fazer isso de forma que não magoe a outra pessoa? Se você está em busca de um novo amor é natural conhecer pessoas diferentes até conseguir encontrar o seu par perfeito. Nessa fase, temos que dizer não muitas vezes e por vários motivos: Porque a pessoa não combina conosco, porque naquele dia em que o encontro foi marcado surgiu um compromisso importante, porque você percebeu que os gostos e prioridades são diferentes do que você está procurando ou porque, simplesmente, você não gostou dela. É nesse momento que precisamos ter jogo de cintura para não magoar ou deixar o outro ofendido.

O sim nem sempre é saudável

Por outro lado, dizer sempre sim não é saudável. Quando isso ocorre, a outra pessoa fica mal-acostumada e nós acabamos fazendo coisas que não queremos apenas para agradar e, também, porque em alguns casos não temos coragem de dar uma resposta negativa por medo do que irão pensar. Isso acontece até mesmo em relacionamentos saudáveis e duradouros. Por medo da reação do parceiro ou até mesmo por receio de ficar só, é comum que algumas pessoas aceitem qualquer coisa que esteja ocorrendo, mesmo que isso lhes faça mal. Lembre-se: Ninguém é obrigado a aceitar nada que não lhe faça bem! Aprenda a dizer não a tudo aquilo que esteja te abalando emocionalmente e vá em busca de sua felicidade.

Se sua vontade é dizer não para alguém ou para alguma atitude que você não esteja de acordo, mas tem medo de magoar a pessoa, basta fazer isso de forma sutil, sincera e educada. Explique para o outro os seus motivos e tente ressaltar o lado positivo da situação. Não seja grosseiro ou impulsivo. Antes de tomar a atitude de dizer não, pense exatamente em como deve fazer isto sem que a pessoa se sinta menosprezada. Porém, nunca deixe de seguir o seu coração! Faça o que tenha vontade e invista naquilo em que você acredita ser o certo. Claro que devemos pensar no bem das pessoas com quem nos relacionamos. Mas, também precisamos pensar em nós mesmos e nos valorizarmos!

*O GIF usado nesse artigo foi tirado do site Giphy.

Mariana Pepe
Estudante de Jornalismo e estagiária de atendimento do Match Group Latam. Apaixonada por Harry Potter, livros de fantasia, História e viagens.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*