Ciúme: 7 dicas para controlar as emoções

Ciúme: 7 dicas para controlar as emoções
22.08.2017 Camila Correia

O ciúme em um relacionamento é como tempero: na medida certa ele sugere cuidado com a pessoa que amamos. É uma forma de zelo. Porém, em excesso, ele causa brigas, problemas psicológicos para as duas partes e, fatalmente, o fim do relacionamento. Quem nunca sentiu ciúme que atire a primeira pedra! É natural sentir ciúme, mas precisamos entender que o outro não nos pertence. Cada um tem a sua vida, suas vontades, seus planos e desejos. E se duas pessoas estão se relacionando é porque elas escolheram se relacionar. E não porque uma está presa a outra.

O ciúme geralmente se inicia pela falta de confiança no parceiro, insegurança, falta de exclusividade emocional e/ou medo de perder a pessoa amada.

Eu preciso deixar claro que esse sentimento está muito mais ligado ao ego pessoal do que ao amor em abundância.

Como controlar o ciúme

Trago algumas dicas que te ajudarão a controlar essa emoção dependente:

     1- Seja autossuficiente:
Antes de encarar um relacionamento a dois, você tem que aprender a conviver com você, se autoconhecer, ser independente, investir em você. Não deposite as suas realizações e felicidade em outra pessoa, aprenda a buscá-las. Isso tem que vir de dentro de você.

 

     2- Cuide de sua autoestima:
Valorize-se! Tenha consciência do tamanho do seu valor. Não deixe que ninguém te ponha para baixo dizendo que você não é bom o suficiente, porque você é sim! Você é uma pessoa única e capaz de conseguir o que desejar. Aumente sua autoconfiança.

 

     3- Elimine completamente o sentimento de posse:
Entenda, você não possui a outra pessoa, vocês estão caminhando juntos por opção. Trocando experiências, ensinando e aprendendo coisas novas. Não tenha medo de perder a pessoa amada, dê maravilhosos motivos para ela querer sempre permanecer ao seu lado.

 

    4- Use e abuse do diálogo:
A comunicação é indispensável em um relacionamento. Em determinadas situações é normal desconfiar do parceiro. E apenas com o diálogo isso pode ser esclarecido. Atenção: DIÁLOGO, não briga. Mantenha a calma e respeito para tudo ser resolvido da melhor forma.

 

    5- Confie em seu parceiro:
Todo e qualquer relacionamento tem que ser baseado na confiança e no respeito. Se você está com alguém que você não confia, algo está errado. A confiança tem que vir em primeiro lugar.

 

    6- Saia mais com os seus amigos:
Ficar com amigos é uma boa opção em qualquer momento. Sair, conversar, desabafar, se divertir, distrair a mente. Viver a sua vida fora do relacionamento. Isso é saudável para ambas as partes.

     7- Aprenda a controlar a raiva:
Ciúmes é como lentes de aumento, fazem pequenas coisas se tornarem grandes. Aprenda a controlar a raiva, pare, pense e respire. Não deixe o impulso te dominar e acabar causando uma briga que poderia ter sido evitada.

 

Portanto, lembre-se, sempre que o ciúme bater na porta, reflita se realmente a situação tem fundamento e pense na melhor forma de solucionar o problema. Não deixe que um simples sentimento te domine e faça você perder o sono. Relacionamento serve para ser a nossa válvula de escape, para nos trazer paz e tranquilidade, não para trazer mais estresses. Um relacionamento maduro é maravilhoso e gratificante. Confie no seu Par Perfeito.

*Os Gif’s utilizados nesse artigo foram tirados do site Giphy.

Camila Correia
Jornalista. Estagiária de atendimento do Match Group Latam. Taurina. Apaixonada por chocolate, séries, viagens, tatuagem e, principalmente, apaixonada pelo amor e tudo o que ele tem a nos ensinar.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*