Sinceridade e sincericídio: Qual a diferença?

Sinceridade e sincericídio: Qual a diferença?
01.09.2017 Camila Correia
sinceridade

De acordo com o dicionário, sinceridade significa: ser honesto, ser transparente consigo e com o outro. Mostrar ao outro a verdade ou a sua opinião, sem criticá-lo, deixando claro sua posição.

A sinceridade é imprescindível em qualquer relacionamento: seja com o parceiro, com os familiares, com os colegas de trabalho e principalmente com você. Ela é a base para um relacionamento feliz. Gera confiança e o torna muito mais seguro.

Além de ser uma virtude, é um traço marcante na personalidade do ser humano. Serve para unir ainda mais o casal, para o seu companheiro te conhecer profundamente e vice-versa, saber o que está te agradando ou não no relacionamento e todos os seus planos e intenções referentes ao futuro da relação.

A velha e boa conversa sincera é sempre a melhor opção para alcançar o famigerado relacionamento saudável e maduro. Porém, como tudo em excesso não é bom, não seria diferente nesse caso.

sinceridade

Não confunda sinceridade com sincericídio

Sincericídio é quando uma pessoa, simplesmente, diz o que pensa em momentos inadequados, sem se importar se o que foi dito vai ferir a outra pessoa. Essas situações causam constrangimento e afastam as pessoas que mais te amam.

É necessário ter o mínimo de sensibilidade para saber a hora certa de dar sua opinião, de preferência, de um jeito agradável, caso o assunto seja delicado. É completamente possível ser sincero sem magoar os sentimentos de quem está ao seu lado e se importa com o que você tem a dizer.

A sinceridade é altruísta, deve ser usada de forma construtiva

Basta por em prática o bom senso e ter discernimento para selecionar as palavras corretas.

O amor e a compaixão fazem com que você se coloque no lugar do outro e repense a forma como vai se referir. Não é difícil ser amável e respeitoso. Mas, para isso acontecer, o relacionamento tem que ser prioridade na vida do casal, pois é preciso constantes cuidados.

Assim como uma planta precisa ser regada diariamente para se manter viva, o amor precisa ser nutrido dia após dia para se fortalecer. Não deixe que o passar dos anos te faça cair na rotina e achar que não precisa mais demonstrar todo afeto e carinho.

Ainda que as dificuldades da vida em comum insistam em aparecer, jamais deixe a gentileza de lado. Não existe forma melhor para resolver situações difíceis. A cordialidade demonstra consideração.

Esse é um trabalho que requer empenho por tempo indeterminado. Mas acredite, a recompensa é imensurável.

sinceridade

*Os GIF’s usados nesse artigo foram tirados do site Giphy.

Camila Correia
Jornalista. Estagiária de atendimento do Match Group Latam. Taurina. Apaixonada por chocolate, séries, viagens, tatuagem e, principalmente, apaixonada pelo amor e tudo o que ele tem a nos ensinar.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*