O que as novelas podem nos ensinar sobre amor?

O que as novelas podem nos ensinar sobre amor?
01.11.2017 Mariana Marques
novelas

Nós podemos aprender sobre amor em diversos lugares, com diferentes pessoas e diferentes formas. Podemos aprender nos filmes, nos livros, nas músicas e sim, nas novelas também. As novelas são parte do nosso cotidiano e, mesmo que nem todos sejam apaixonados por esses programas de televisão, todos com certeza escutam sobre elas , leem matérias nas revistas e jornais e quem sabe assistem ocasionalmente um episódio diário. Cada novela conta histórias diferentes, cada uma se passa em um lugar, com personagens diversos e com assuntos importantes.

O que podemos aprender sobre amor nas novelas?

novelas, coração

Créditos: Giphy.

Podemos aprender muito sobre amor assistindo esses programas de televisão diários, são muitas novelas que passam todos os dias na televisão. Só para você ter uma ideia, só na Globo são mais 3 novelas diárias – sem contar as séries de TV, que seguem um molde bem parecido.

Elas costumam abordar assuntos que estão em alta no momento, para citar alguns: relacionamento abusivo, violência doméstica, transsexualidade, preconceito racial, homofobia, entre outros. Claro que nem todos os assuntos são negativos, mas o importante de falar sobre eles é entender que devemos aceitar toda forma de amor e que devemos amar e não possuir.

As novelas nos ensinam muitas coisas, tanto boas quanto ruins, mas eu decidi focar nas coisas boas e por isso, separei 4 coisas boas que elas nos ensinam sobre amor.

  1. O amor faz parte das nossas vidas:

Uma das coisas mais legais desses programas de televisão é que todos eles nos mostram que o amor é essencial para vivermos. Sempre tem aquela história de uma mocinha que conhece um mocinho, se amam, mas são separados por culpa do vilão ou das circunstâncias, mas no final o destino sempre os une e o amor fala mais alto. É claro que esse é um clichê das novelas e dos filmes de amor também, mas acho que o legal que podemos tirar disso é que elas sempre mostram a importância de amar e ser amado em nossas vidas. Obviamente cada um ama de um jeito, alguns buscam um amor romântico, outros ficam felizes e satisfeitos com o amor próprio.

  1. Fazer o bem é a melhor escolha:

Toda novela tem uma mocinha que faz o bem acima de tudo e que nos mostra que bondade é a resposta. É claro que de vez em quando isso irrita, até porque não é possível uma pessoa ser tão perfeitamente boa, mas é um bom contraste com o vilão ter alguém que pensa nos outros antes de pensar em si. No final, essa mocinha sempre tem um final mais do que feliz e o vilão, na maioria das vezes, termina se dando mal ou algumas vezes aprendendo sua lição: fazer o bem é a melhor escolha.

  1. Amar é desejar a felicidade do outro:

Algumas novelas adicionam na história uma pessoa que ama o mocinho ou a mocinha, mas que não é um vilão, normalmente um amigo fiel. O que esses amigos fiéis nos ensinam é que amar nem sempre é passar o resto da sua vida ao lado dessa pessoa. Às vezes é entender que você não é o amor da vida daquela pessoa e que o importante é que ele ou ela esteja feliz ao lado de quem ama. É importante entender que, se você por acaso se identifica com esses personagens, você merece ser feliz também e que por isso, se você não foi escolhido por quem você escolheu, siga em frente. Amar é desejar a felicidade da pessoa amada e não podemos esquecer que devemos nos amar também. Então vamos desejar a nossa felicidade sim!

  1. Todo erro pode ser perdoado se o amor for maior:

Seres humanos não são perfeitos, todos cometem erros e às vezes esses erros machucam outras pessoas. Alguns parecem imperdoáveis, mas quando o amor é grande e mútuo sempre vale lutar por ele. Isso as novelas nos mostram o tempo inteiro, o casal principal sempre é separado por alguma razão e algum dos dois sempre comete um erro que ajuda nessa separação. Mas no final, todos terminam juntos e felizes, certo? O perdão nos faz bem, por isso mesmo se você perceber que não vai conseguir continuar com seu parceiro depois daquele erro, perdoe mesmo assim e siga sua vida. Te garanto que você vai ficar mais leve.

O que podemos levar dessas 4 lições é que o amor é muito importante sim e podemos encontrar aprendizados em todos os cantos. Por isso, vamos olhar para as novelas de outra forma? É claro que elas têm seus defeitos, mas têm suas qualidades também.

Toda forma de amor é válida e todos que desejarem transmitir amor também. O importante mesmo é, como eu sempre digo, espalhar amor!

novelas, beijos

Créditos: Giphy.

*Créditos da foto de capa: Divulgação Rede Globo/ gshow. 

Mariana Marques
Publicitária e analista de marketing do Match Group LatAm. Apaixonada por livros, música e pelo seu trabalho!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*