5 livros que mostram o que é amor!

5 livros que mostram o que é amor!
10.08.2017 Mariana Marques
livros

Livros e amor são essenciais!

Livros nos ensinam muito sobre a vida, nos ensinam na escola, na faculdade e na diversão também. Algumas pessoas não são extremamente apaixonadas por leitura, mas mesmo assim todos sabem a importância da literatura em nossas vidas.

Outra coisa importante na nossa vida é o amor. Já falamos diversas vezes aqui sobre amor de verdade amor próprio. Sempre lembrando o quanto o amor faz por nós e nos transmite paz.

Eu, que sou uma amante de livros, resolvi separar uma lista com os 5 livros que mais me ensinaram sobre o que é amor, sobre a importância de amar o próximo e como o amor pode mover montanhas.

  1. A saga Harry Potter, J.K. Rowling:

    livros, harry potter

Os 7 livros do bruxinho mais famoso do mundo, a saga Harry Potter, são um balde cheio de referências sobre a importância do amor. A escritora J.K. Rowling acredita e nos transmitiu que o amor pode derrotar qualquer mal. Nos livros, ela consegue mostrar os diferentes tipos de amor, o amor dos pais para os filhos, dos amigos e o romântico. Além disso, o grande vilão do livro, o bruxo Voldemort é o exemplo do que a falta de amor pode fazer conosco. Voldemort é o fruto de uma vida sem amor, uma criança que cresceu rodeada pela falta de amor e que nunca conheceu o poder dele.  Esses livros fazem parte da minha infância e de milhões de outras crianças, e com certeza ensinou para todos que amar acima de tudo pode salvar nossas vidas e a vida de quem queremos bem.

  1. A Culpa é Das Estrelas, John Green:

    livros, a culpa é das estrelas

Esse livro não é feliz e ele com certeza vai te fazer chorar, mas ele também nos ensina sobre a importância do amor em nossas vidas. A história Hazel Grace, uma menina com câncer terminal que vive esperando o momento que sua vida vai chegar ao fim, toca nosso coração de todas as formas. Ela vive isolada do mundo, pois acredita que não é justo fazer alguém se apaixonar por ela para trazer apenas sofrimento para essa pessoa, mas ao conhecer Augustus Waters, ela descobre que amar e ser amada faz bem independente da situação que vivemos. Um livro com um final triste, mas que durante todo o caminho busca nos mostrar a felicidade que o amor nos traz e como os frutos que ele brota são lindos.

  1. Extraordinário, R.J. Palacio:

    livros, extraordinário

A história de um menino que não nasceu como os outros e que para viver precisou fazer várias cirurgias que deixaram a sua aparência diferente nos ensina que se crescermos em um ambiente rodeado de amor e se exalarmos amor próprio, podemos mudar a forma como as pessoas pensam. Auggie Pullmann é um menininho que nasceu diferente, mas que sua família o amou do jeitinho que ele é e seus amigos de infância também. Embora tenha suas inseguranças quanto a sua aparência, Auggie sempre foi positivo durante toda sua vida. Ao entrar no colégio pela primeira vez, ele enfrenta os olhares e o bullying dos colegas de escola, mas encara isso com a cabeça em pé e com o apoio de amigos e familiares. Dessa forma nos mostra que quando agimos com amor e positividade a resposta é sempre mais amor.

  1. O Pequeno Príncipe, Antoine de Saint-Exupéry:

    livros, o pequeno príncipe

Todos nós conhecemos a famosa frase do livro: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. Essa frase nos conta muito sobre o objetivo do livro, que é nos mostrar que amar é importante sim, mas mais importante ainda é nos responsabilizarmos por todos que nos amam. Um relacionamento saudável, tanto romântico quanto de amizade ou familiar, depende dos dois lutando para mantê-lo sempre forte. Por isso, somos responsáveis de manter a felicidade e a paz de todas as pessoas que nós conquistamos. Em um mundo onde a falta de empatia está alta, esse livro é um sopro de paz. Ele nos ensina a importância da empatia e da reciprocidade.

  1. Trilogia Jogos Vorazes, Suzanne Collins:

    livros, jogos vorazes

Os livros dessa trilogia seguem a vida de Katniss Everdeen, uma menina que cresceu em um mundo pós-apocalíptico, onde os Estados Unidos da América são divididos em 13 distritos e uma Capital. A vida na Capital é a melhor possível, mas a vida nos distritos é horrível. A mocinha desses livros cresceu no Distrito 12 e viveu da pior forma. Para piorar tudo, todos os anos duas crianças (um menino e uma menina) com idades entre 12 e 18 anos são sorteadas para participar do Jogos Vorazes, onde elas lutam umas contra as outras pela sobrevivência. A história dos livros começa com a irmã mais nova de Katniss sendo sorteada para os jogos e por amor a irmã, a protagonista se voluntaria para ir no lugar dela. Todos os livros mostram o amor enorme que Katniss sente por sua irmã e como esse amor pode mover o mundo. Katniss vira o símbolo de uma revolução, mas nunca nos deixa esquecer que o que a move é o amor, primeiro por sua irmã e depois por sua nação.

Esses foram os livros que me ensinaram o que é amor, mas você com certeza tem uma lista diferente. Se você nunca leu esses livros, eu recomendo MUITO. E se você não curte ler, mas gostou das histórias e dos ensinamentos, a minha dica é: todos esses livros viraram filmes. Alguns deles já lançaram e são um sucesso, outros ainda vão lançar – o filme Extraordinário sai esse ano nos cinemas.

O importante disso tudo é lembrar que gostando de ler ou não, nunca devemos esquecer que a literatura pode nos ensinar muito sobre amor. E que o amor é essencial para vivermos. Por isso, vamos amar e espalhar amor!

Mariana Marques
Publicitária e analista de marketing do Match Group LatAm. Apaixonada por livros, música e pelo seu trabalho!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*